SBQP 2015

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/6007

Com a missão de desenvolver pesquisa acadêmica de alto nível sobre a temática da qualidade do projeto no ambiente construído, o Grupo de Trabalho Qualidade do Projeto realiza na UFV o evento científico IV SBQP – Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído.

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Resultados da Pesquisa

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    Deficiência intelectual e autismo: critérios para uma observação da arquitetura escolar
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Cruz, Débora Rodrigues; Abdalla, José Gustavo Francis; Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
    O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão que aborda a importância dos ambientes escolares no cotidiano de alunos com deficiência intelectual ou transtornos invasivos de desenvolvimento (popularmente conhecido como autismo). Também visa compreender como a arquitetura pode facilitar a inclusão escolar, educação e bem estar destes indivíduos. É uma pesquisa teórica de construção de critérios de projeto considerando-se os parâmetros de espaços de vivência nos ambientes escolares e a literatura de referência sobre o assunto, sendo parte de uma dissertação de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Por um lado, o artigo parte do princípio de que a Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, assegura um sistema de educação inclusiva em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social do deficiente. Também a atual Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), assegura a todos os alunos com deficiências, o direito de matrícula em escolas regulares, e declara como um de seus objetivos garantir a acessibilidade em todas as esferas. Por outro lado, o consequente aumento no número de matrículas na educação inclusiva nas escolas fundamentais coloca para as instituições a necessidade de adaptações físicas nos ambientes escolares. Não obstante a deficiência intelectual seja uma constante nas escolas, entende-se que a resposta espacial para a necessidade requer cuidados ainda não observados nos códigos e diretrizes de projetos de construção, o que não quer dizer a ABNT 9050/2004. Como contribuição, pode-se sistematizar um conjunto de critérios de projeto para ambientes escolares que recebem alunos com deficiência intelectual e transtornos invasivos do desenvolvimento. Tais critérios podem apontar para diretrizes no desenvolvimento de projetos de arquitetura, reformas e adaptações que tornem os ambientes escolares menos restritivos.
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    Práticas sociais e o modo de uso efetivo pelo habitante: avaliação empírica em empreendimento mcmv
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Lopes, Isabela Canônico; Abdalla, José Gustavo Francis; Zambrano, Letícia Maria de Araújo
    Este artigo objetiva apresentar a análise do universo arquitetônico-espacial na habitação de interesse social (HIS), isto é, como o morador utiliza o habitat residencial para a realização das suas práticas sociais cotidianas. É derivado de uma pesquisa exploratória realizada no âmbito de um projeto de extensão intitulado: “Escritório- Escola Itinerante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF: avaliação e assessoria técnica em empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida em Juiz de Fora – MG” (PROEXT MEC/SESu). O projeto esteve em conjunto com outras investigações e pesquisas que se desenvolveram por meio de quatro grupos temáticos e técnicos (GT). Especificamente para o caso apresentado, ele é resultado de parte da pesquisa do GT denominado Avaliação Arquitetônica e Técnica, onde se tinha duas abordagens principais: (1) qualitativa, sobre o uso dos espaços arquitetônicos das unidades habitacionais e (2) quantitativa, sob o ponto de vista da engenharia civil. O foco deste artigo trata da questão qualitativa pela sistematização de resultados adquiridos in loco no empreendimento do Programa Minha, Casa Minha Vida (PMCMV) - condomínio Vivendas Belo Vale, Juiz de Fora / MG. Para alcançar os resultados da pesquisa, se fez uso de um conjunto de ferramentas metodológicas, tais como: entrevistas semiestruturadas, walkthrough e levantamento arquitetônico e de layout dos ambientes internos das moradias. Na investigação in loco buscou-se, por esta pesquisa, primeiramente identificar as necessidades das práticas cotidianas dos moradores e observar como o contexto físico é arranjado perante tais práticas. Como conclusão, a partir da sistematização dos dados por meio de agregação de categorias em relação às práticas sociais observadas, percebeu-se que o projeto arquitetônico da HIS estudada considerou um arranjo interior distinto do que são as práticas sociais dos moradores lá residentes.
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    Processo de registro e modelagem de preexistências com uso de escaner laser terrestre
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Souza, D. L.; Pinilla, S. M.; Tibúrcio, T. M. S.; Vallejo, M. A. B.; Millan, L. F. A.
    O desenvolvimento da tecnologia LiDAR no setor da construção civil tem ganhado novos potenciais com os atuais processos de projeto e registro da informação, sobretudo na sua interação com a plataforma BIM. Este artigo traz uma experiência de registro arquitetônico de uma edificação com uso de escâner laser terrestre e sua posterior modelagem a partir da nuvem de pontos. Como instrumento de análise foi elaborado uma comparação do processo de modelagem paramétrica com o método convencional, ambos a partir de dados escaneados pelo equipamento.
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    Coordenação modular aplicada ao projeto contribui para a qualidade do projeto
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Barboza, A. S. R.; Joazeiro, F. D.; Ferro, F. M.
    No Brasil o processo da construção civil ainda é considerado artesanal devido ao alto índice de desperdício, baixa taxa de produtividade e falta de conectividade entre componentes. Para solucionar o déficit habitacional é necessário que o país encontre soluções tecnológicas com alto grau de industrialização, tornando o processo sustentável. A implantação de sistemas modulares associado a um elevado grau de racionalização pode ser considerado como um processo industrializado. O uso da coordenação modular contribui para a integração de todo o processo construtivo, porém para que os benefícios da coordenação modular sejam alcançados é necessário que todos os agentes envolvidos no processo a conheçam e a utilizem. O presente artigo é parte integrante da pesquisa desenvolvida pela Rede Nacional para Desenvolvimento de um Sistema Integrador Aplicado a Sistemas Construtivos em Alvenaria com Base na Coordenação Modular e na Conectividade entre Componentes - SISMOD, e tem como objetivo mostrar como o uso da ferramenta coordenação modular no projeto arquitetônico pode contribuir para a racionalização da construção e para a qualidade da edificação. A metodologia utilizada foi aplicar os conceitos da coordenação modular para proposição de detalhamento de um projeto arquitetônico, desenvolvido para a construção do espaço físico de um Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade para a Construção Civil, localizado na Universidade Federal de Alagoas. Na proposta de projeto, foi considerado o programa de necessidades e o processo de construção em alvenaria estrutural, com ênfase nos componentes envolvidos. Os resultados encontrados, embora parciais, mostram que ao utilizar a padronização de medidas em função do módulo básico decimétrico resulta em ganho de qualidade para o projeto por detectar sobreposição de componentes e necessidade de detalhamento da conectividade entre os mesmos, o que pode levar a garantia efetiva de execução para o sistema projetado. A aplicação da coordenação modular, com ênfase nos componentes, permite maior integração na coordenação das dimensões, seja para a produção em fábrica, seja para o projeto, seja para a execução, o que se faz cada vez mais necessária para solucionar vários problemas da indústria da construção civil.
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    Indicadores de qualidade como parâmetros para o processo projetual da reabilitação de edificações escolares em Portugal
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Nese, Paola Lazzareschi; Florio, Wilson
    A reabilitação de edifícios escolares no Brasil é uma necessidade e não só uma exigência ou incremento de melhorias. Nota-se, no entanto, que as muitas adaptações são executadas para atender a demanda, sem planejamento das ações de médio e longo prazo. O processo de reabilitação, pouco explorado no Brasil, exige o diagnóstico, estudo de viabilidade, o desenvolvimento de projetos específicos e o planejamento da execução, e a exemplo de algumas tendências, pode ser baseada em parâmetros direcionados a melhoria do ambiente construído, dos aspectos de sustentabilidade, segurança e acessibilidade. A reabilitação dos edifícios escolares adequa os espaços físicos, em resposta as renovações pedagógicas, tecnológicas e comportamentais, assim como, resgata o patrimônio existente e disponível das áreas urbanas consolidadas. Nesse contexto, este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou a reabilitação de 32 edifícios do Parque Escolar: Programa de Modernização das Escolas Secundárias de Portugal. Como procedimento metodológico, realizou-se a contextualização sobre o assunto a partir do conhecimento do Processo AQUA, bibliografias e publicações do Parque Escolar e normas técnicas. O resultado da avaliação crítica do programa adotado em Portugal, possibilitou a identificação de parâmetros de melhoria no processo de projeto, a serem sugeridas para a reabilitação das escolas brasileiras.
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    Programando espaços de aprendizagem: uma contribuição para a educação brasileira
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Alvares, S. L.; Kowaltowski, D. C.C. K.
    Este artigo foca no processo de projeto de edifícios escolares com o intuito de criar ambientes de aprendizagem de qualidade para o ensino fundamental brasileiro. Para tanto, requisitos de projeto estão sendo organizados para dar suporte a fase de Programa Arquitetônico do processo de projeto de edifícios escolares. Assim, este estudo tem como objetivo identificar e organizar requisitos de projeto que norteiem a construção de edifícios escolares relacionando comportamento humano e ambiente construído, bem como teorias pedagógicas. Para tanto, um banco de dados está sendo criado para facilitar o acesso a informações relevantes para o desenvolvimento do projeto arquitetônico de escolas. Uma pesquisa bibliográfica foi conduzida para identificar dados sobre ambiente de aprendizagem, arquitetura escolar, psicologia ambiental, métodos pedagógicos e leis que orientam a educação brasileira. A ferramenta para apoiar a fase do Programa Arquitetônico, o Problem Seeking, está sendo utilizada para filtrar as informações. No banco de dados as informações são apresentadas através de textos, desenhos, ilustrações e diagramas. Todo item é referenciado para futuros estudos e questionamentos. O banco de dados está sendo implementado no programa ACCESS da Microsoft, específico para banco de dados. A validação do mesmo ocorrerá através de testes com arquitetos e educadores. Por fim, o Banco de Dados deverá aprimorar a qualidade arquitetônica de novas escolas, colaborando para a melhoria da educação como um todo.
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    Os impactos do processo de projeto na execução e desempenho da fachada
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Carraro, Marília; Oliveira, Luciana Alves
    O projeto na construção civil envolve cada vez mais especialidades, ao mesmo tempo em que exigências de prazo, custo e desempenho são maiores. A qualidade do projeto tem impacto no processo construtivo e nas etapas de uso e ocupação do edifício, influenciando o seu comportamento ao longo da vida útil. O objetivo deste artigo é analisar o processo de projeto e a execução do sistema de fachada de um edifício hospitalar. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas e um estudo de caso, no qual o projeto e a execução da fachada foram analisados. Assim, não conformidades foram identificadas durante a execução da fachada e suas causas e impactos quanto ao desempenho analisados. Estes problemas identificados muitas vezes interferem diretamente no processo construtivo, podendo persistir e ameaçar o desempenho da edificação. Observou-se que a maior parte das não conformidades levantadas tiveram suas origens em falhas do processo de projeto. E, portanto, poderiam ter seu impacto reduzido por um planejamento mais atento aos conflitos potenciais e um detalhamento mais cuidadoso do projeto.
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    O ambiente reversível: análise da flexibilidade no projeto de edíficios residenciais em Maceió/AL (1980-1985)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Xavier, Regina do Nascimento Gomes; Toledo, Alexandre Márcio
    A substituição de residências por edifícios multifamiliares trouxe consigo a implantação de soluções projetuais que diferenciavam os edifícios, a exemplo do recurso de flexibilidade. Em Maceió/AL, esse processo se iniciou na década de 1960 e se consolidou na década de 1970, mas somente no período de 1980-1985 registra-se a introdução do ambiente reversível como tentativa de flexibilização de projetos ofertados pelo mercado local. Naquele momento, os itens de flexibilidade utilizados são desconhecidos assim como suas formas de utilização pelos moradores. O objetivo do artigo é o registro histórico da introdução do ambiente reversível na primeira metade da década de 1980 e análise do processo de reversibilidade pelos usuários. O método é resultado do levantamento documental dos edifícios multifamiliares aprovados pela Prefeitura. Analisaram-se 36 edifícios, com ênfase na presença de: (i) dormitório reversível; (ii) banheiro reversível. Entrevistaram-se 19 moradores com registro fotográfico dos apartamentos. Os resultados apontam a presença dos primeiros edifícios com o “terceiro reversível” em 7 edifícios. No edf. Villa Verde identifica-se a presença do banheiro reversível e dormitório reversível ao mesmo tempo. A maioria dos entrevistados não mantém a reversibilidade do ambiente. No entanto, o ambiente reversível possui caráter multiuso, pela proximidade com a área de serviço do apartamento, em substituição à antiga dependência de empregada. A presença dos itens de flexibilidade tem uma conotação positiva, pois permitem algumas reformas facilitadas pela reversibilidade. A importância do estudo é o registro da trajetória dos edifícios multifamiliares maceioenses. Exalta-se o momento da inserção do ambiente reversível. Permite-se, assim, a continuidade em relação aos levantamentos já realizados pelo Grupo de pesquisa e estudos subsequentes.
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    Novas tendências em edifícios verticais na orla de Maceió: o edifício navegantes
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Carvalho, Morgana
    O presente artigo visa demonstrar, através de estudo de caso, as estratégias projetuais contemporâneas em edifico vertical na orla de Maceió-Alagoas, fruto de pesquisa de tese de doutoramento do PPGAU-FAU-Mackenzie entre os anos de 2010-2014, a partir do exemplo da análise do edifício Navegantes. A metodologia adotada foi a da leitura visual do projeto inserido no contexto da cidade. Como resultado observou-se uma significativa mudança do modo de morar em edifícios verticais a partir de novas tipologias ditadas pelo mercado e pela própria configuração dos lotes remanescentes na orla da cidade.
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    Processo de projeto em empreendimentos imobiliários: avaliação de projetistas e construtores
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015) Leite, Kelma Pinheiro; Barros Neto, José de Paula; Teixeira, Marina; Claudino, Camila
    Este artigo apresenta os resultados da survey sobre o processo de projeto em projetos imobiliários na cidade de Fortaleza, Brasil. O objetivo principal é descrever a como projetistas e construtores avaliam o processo de projeto imobiliário, a fim de aprofundar a compreensão de suas expectativas e necessidades. A percepção dos profissionais ligados diretamente à produção de edificações é necessária para adaptação ao novo cenário de implantação de sistemas BIM. Percebe-se, também, que a migração para novos sistemas e o aumento da complexidade das relações e edificações requer novas visões quanto ao processo de projeto. Como resultado, foram identificadas oportunidades de melhoria do processo de desenvolvimento de produto imobiliário. Este estudo baseou-se no referencial teórico da literatura sobre pensamento enxuto, lean design, processo de projeto e desenvolvimento de produtos imobiliários. Os dados foram coletados através de 90 questionários preenchidos por projetistas e engenheiros de obra em incorporadoras e construtoras. As principais questões de insatisfação identificadas foram: retrabalho; planejamento deficiente do processo desenvolvimento de produto imobiliário; os prazos estipulados e compatibilização.