Navegando por Autor "Fraga, Márcia Helena da Silva"
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Item Refletindo sobre as redes sociais no cuidado e educação de crianças de 0 a 6 anos de idade em famílias de camadas médias da população(Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2011-07-27) Fraga, Márcia Helena da Silva; Barreto, Maria de Lourdes Mattos; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; Pinto, Neide Maria de AlmeidaFrente às mudanças da família ao longo do seu ciclo de vida, o apoio das redessociais é fundamental ao enfrentamento de transições tais como o cuidar e educar filhosde 0 a 6 anos de idade. Este estudo descreve os tipos de apoio recebido pelas famílias decamadas médias da população de Bambuí – MG, e seus reflexos na sua qualidade devida, representadas por docentes de instituição de ensino público federal que chegaramnesta cidade nos últimos 5 anos. Para as famílias, o principal apoio recebido foi o dasredes sociais formais: cuidador pago e Instituições de Educação Infantil (IEI), e aslimitações foram baseadas na ausência de atendimento pelas IEI a crianças menores deum ano de idade. Estes resultados sugerem reflexos negativos na qualidade de vida dafamília e na atividade desempenhada no trabalho remunerado.Item Refletindo sobre as redes sociais no cuidar e educar em contextos de famílias com filhos menores de seis anos de idade(Universidade Federal de Viçosa, 2011-06-29) Fraga, Márcia Helena da Silva; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787872U2; Pinto, Neide Maria de Almeida; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701521A0; Barreto, Maria de Lourdes Mattos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700160D8; http://lattes.cnpq.br/2499937012154565; Silva, Douglas Mansur da; http://lattes.cnpq.br/1812859470131233Diante das várias mudanças da família ao longo do seu ciclo de vida, o apoio das redes sociais é fundamental ao enfrentamento de transições, como o cuidar e educar filhos de 0 a 6 anos de idade, pois, neste estágio, muitos são os problemas enfrentados pela família. As redes de apoio social formal ou informal podem possibilitar o alcance de maior equilíbrio na conciliação das atividades laborais e familiares. No entanto, nem sempre se pode contar com o apoio dessas redes sociais, buscando-se, muitas vezes, alternativas que influenciam na própria estrutura familiar, como a renúncia de um dos cônjuges pela sua participação no mercado de trabalho. Assim, este estudo descreve a morfologia das redes sociais acionadas pelas famílias com filhos pequenos e seu papel na vida familiar de docentes de instituição de ensino público federal, que chegaram à cidade de Bambuí, MG, desde o ano de 2006. E esse foi o problema do estudo: Qual papel as redes sociais exercem no cuidado e educação das crianças menores de 6 anos de idade das famílias com filhos pequenos, representadas pelos servidores do IFMG Campus Bambuí? e em que situações essas famílias recorrem às redes sociais e qual sua adequacidade no suporte às famílias? A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e compreensiva, fez uso de entrevista a 19 pais com filhos menores de 6 anos de idade, incluídos no quadro de efetivos do IFMG Campus Bambuí, desde o ano de 2006. Os resultados apontaram que as Instituições de Educação Infantil, enquanto rede social formal, tiveram grande destaque em relação às outras redes formais, como o cuidador pago, porém, apesar de sua importância e demanda crescente pelos seus serviços, as IEIs da cidade de Bambuí são em número reduzido, não oferecendo alternativas ao seu público-alvo, que são as famílias com pais profissionais e filhos menores de idade. As redes sociais interferiam no cotidiano das famílias, contribuindo para um melhor equilíbrio e funcionamento da vida familiar. A inexistência e, ou, limitações desse suporte às famílias reforçam os papéis estereotipados de gênero, quando o cuidado é visto como função da mulher-mãe. Essa discussão abrange aspectos comportamentais dos docentes perante a interface trabalho remunerado e sua família, com reflexos na qualidade de vida da família e do trabalho.