2019-12-18

O crescimento populacional que vem decorrendo nos centros urbanos, e consequentemente o aumento na produção de resíduos, trouxeram grandes desafios à administração municipal. Devido a isso, em 2010 foi instituída no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que definiu diretrizes e ferramentas de execução (como a coleta seletiva e a logística reversa), a fim de colaborar na gestão dos resíduos sólidos. Com a facilidade do acesso a dispositivos equipados com mecanismos de geolocalização e o apoio da Web 2.0, surgiu o termo Informação Geográfica Voluntária (VGI-Volunteered Geographic Information) para caracterizar dados geoespaciais que são fornecidos voluntariamente por usuários comuns. Assim, o principal objetivo deste trabalho é enriquecer o processo de coleta seletiva de resíduos por meio de um método que tenha como fonte de dados as contribuições fornecidas voluntariamente pelo cidadão (VGI), auxiliando a tomada de decisão do processo e incentivando a participação da população. Como resultado dessa pesquisa, foi proposto o Método de Coleta de Resíduos Recicláveis usando VGI (MCR²VGI). Na intenção de testar a execução e mostrar a eficiência do MCR²VGI, foram aplicados estudos de casos e um experimento simulado na cidade de Piranga- MG, em que a população forneceu dados a fim de deixá-lo o mais real possível. No MCR²VGI são geradas rotas de coleta seletiva a partir de VGI fornecida pelo cidadão, buscando otimizar o percurso e reduzir os custos do processo. A plataforma de aplicações VGI ClickOnMap foi adaptada para possibilitar a coleta de dados dos usuários e gerar rotas de coleta seletiva. Palavras-Chave: Informação Geográfica Voluntária. Coleta Seletiva. Resíduos Sólidos. Geração de Rotas. Cidades Inteligentes.
The population growth that has been occurring in the urban centers, and consequently the increase in waste production, brought big challenges to the municipal management. Due to this, in 2010 the National Solid Waste Policy (PNRS) was established in Brazil, which defined guidelines and execution tools (such as selective waste collection and reverse logistics), in order to collaborate in the management of solid waste. With the easy access to devices equipped with a geographic location mechanism and Web 2.0 support, the term Voluntary Geographic Information (VGI) came to characterize geospatial data that is voluntarily provided by ordinary users. Thus, the main objective of this work is to enrich the selective waste collection process through a method that has as a source of data the contributions voluntarily provided by the citizen (VGI), assisting the decision making process and encouraging the participation of the population. As result of this research, the Recyclable Waste Collection Method using VGI (MCR²VGI) was proposed. With the intention of testing the execution and show the efficiency of the MCR²VGI, case studies and a simulated experiment were applied in the city of Piranga-MG, in which the population provided data in order to make it as real as possible. At MCR²VGI, selective waste collection routes are generated from VGI provided by the citizen, seeking to optimize the route and reduce process costs. The ClickOnMap Platform has been adapted to enable data collection from users and to generate selective waste collection routes. Keywords: Volunteered Geographic Information. Solid Waste Collection. Solid Waste. Route Generation. Smart City.

Sistemas de informação geográfica, Coleta seletiva de lixo, Resíduos sólidos, Levantamento de rotas

DIAS, Vitor Eduardo Concesso. Uso de informação geográfica voluntária para o enriquecimento do processo de coleta seletiva. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.