Merostachys Spreng. (Poaceae: Bambusoideae: Bambuseae: Arthrostylidiinae) na Mata Atlântica do estado de Minas Gerais, Brasil

Este trabalho consiste em um estudo florístico das espécies de Merostachys Spreng. (Bambusoideae: Arthrostylidiinae) ocorrentes na Mata Atlântica do Estado de Minas Gerais, e foi realizado com base em coletas de material botânico em Unidades de Conservação e propriedades particulares, além da análise de espécimes depositados em herbários nacionais e estrangeiros. Foram catalogados 22 táxons. Merostachys leptophylla e M. calderoniana foram registradas no Estado pela primeira vez no presente estudo; M. tatianae, M. espessa, M. fimbriolaminata, M. ramosa e M. ximenae são, até agora, registradas apenas para o Estado de Minas Gerais. São apresentadas chave de identificação, descrições e ilustrações, bem como comentários sobre morfologia, ciclo reprodutivo, habitat e distribuição geográfica das espécies.
This work consists of a floristic survey of the Merostachys species (Bambusoideae: Arthrostylidiinae) from the Atlantic Forest of Minas Gerais State. It is based on collections of botanical material in Conservation Units and private properties, and on the analysis of specimens from national and foreign herbaria. Twenty-two taxa were cataloged. Merostachys leptophylla and M. calderoniana were recorded for the first time in the state; M. tatianae, M. espessa, M. fimbriolaminata, M. ramosa and M. ximenae are, to date, registered only for Minas Gerais. An identification key to the cataloged taxa, illustrations and comments about morphology, reproductive cycle, habitat and geographic distribution are presented.

Bambus lenhosos neotropicais, Florística, Morfologia, Floristic, Morphology, Neotropical woody bamboos