Teses e Dissertações

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Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.

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    Nanociência, nanotecnologia e o ensino de graduação em medicina no Brasil: cenário atual
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-06-12) Fontes, Júnea Pinto; Batista, Rodrigo Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1385836976737283
    A nanociência e nanotecnologia (N&N) tem sido explorada em diversos setores como agricultura, energia e preservação ambiental. Recentemente têm sido abordadas na medicina, sendo denominada de nanomedicina. No Brasil, a aplicação dessa ciência obteve grande evolução, destacando-se o setor de materiais eletrônicos, de comunicação e recentemente na área da saúde. Nessa última, especificamente na medicina, o desenvolvimento de produtos e terapêuticas têm ocorrido de forma acelerado e com metas ambiciosas. Porém, enfrenta grandes desafios como a necessidade de estudos toxicológicos, pré-clínicos e clínicos para avaliar os seus riscos, regulamentações e estruturação da forma de transmissão e ensino deste conhecimento. O investimento no campo educacional na área da saúde, especificamente a medicina, é importante para permitir a capacitação técnica e ética do profissional, sendo o eixo central desta pesquisa. De forma complementar esta pesquisa abordou as atuais contribuições da N&N nas doenças parasitárias consideradas neglicenciadas, por envolver uma área de interesse da pesquisadora, e com o objetivo de melhor compreensão da temática. Os três produtos gerados desta pesquisa foram: Produto 1: Artigo de revisão sistemática pelo método PRISMA, nas bases PubMed e SciELO, com intervalo temporal de 20 de dezembro de 2009 a 20 de dezembro de 2018, com o objetivo de analisar o estado da arte das publicações brasileiras e internacionais direcionadas à N&N e o ensino na medicina. Verificou-se que literatura é escassa sobre esta temática. Produto 2: Artigo original com o objetivo de investigar o cenário brasileiro atual sobre a abordagem da N&N na graduação em medicina, embasar os debates dirigidos à esta abordagem e delinear pontos de vista dos educadores sobre a importância e necessidade da abordagem dessas temáticas. Evidenciou que a abordagem da N&N nos cursos de graduação em medicina no Brasil ainda é incipiente e pouca debatida, e ocorre preferencialmente dentro das disciplinas básicas do currículo médico. Produto 3: Capítulo “Nanotecnologia e a abordagem das Doenças Parasitárias” no livro Tratado de Parasitologia, que investigou as contribuições da N&N nas doenças parasitárias, desvelando o potencial e promessas desssa tecnologia no controle e na erradicação dessas moléstias. Essas são promissoras, porém a literatura ainda é escassa e com poucos estudos na fase clínica de pesquisa. Os dados obtidos nessa pesquisa, evidenciaram que aplicação da N&N na área da saúde e no ensino da medicina ainda se mostra em fases iniciais, não acompanhando o ritmo acelerado do desenvolvimento desse campo. Num futuro breve não haverá como dissociar a prática médica do conhecimento e produtos da N&N. Investimentos em pesquisas qualitativas e quantitativas são necessários para identificação das barreiras existentes para o ensino da temática no campo da medicina. Palavras chaves: Nanotecnologia. Nanociéncia. Nanomedicina. Educação médica. Parasitoses.