Teses e Dissertações

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Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.

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    Formação continuada: tecendo redes e construindo possibilidades com os cotidianos escolares
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-25) Castro, Letícia de Oliveira; Herneck, Heloisa Raimunda
    O presente trabalho teve como objetivo acompanhar o cotidiano escolar de professoras/es de uma escola pública, bem como seguir os meios, as frestas, que as/os mesmas/os utilizam para aprender e ensinar na escola. Assim, foi experienciado os cotidianos escolares acompanhando as/os professoras/es em seus movimentos de formação continuada nos processos de ensinaraprender na escola. O mapeamento das metodologias de elaboração do corpo docente em seus cotidianos escolares permitiu a produção de narrativas sobre a formação continuada. Como aporte teórico, utilizou-se estudiosos da formação docente centrada na escola, como Carlos Marcelo Garcia e António Nóvoa, para compreender a formação continuada centrada na escola. E para mergulhar nos cotidianos da escola pesquisada e seus praticantes, em Michel de Certeau, Nilda Alves, Carlos Eduardo Ferraço e Inês Barbosa de Oliveira. A formação inventiva é evidenciada sobre o olhar de Virgínia Kastrup e a discussão sobre a experiência em Jorge Larrosa. A pesquisa foi realizada na escola Atílio Pizzol na cidade de Venda Nova do Imigrante, estado do Espírito Santo. Assim, o revisitar a escola para a pesquisa foi permeado por emoções e afecções. Então, buscou-se nos documentos da escola o cotidiano idealizado pelos seus/suas registros escritos e durante cinco semanas forma feitas observações e relatos em caderno de campo. Também foram realizadas rodas de conversa com todas/os docentes e entrevistas com as professoras de Português, sendo esta acompanhada também em momentos de planejamento de aulas e em sala de aula, além de entrevista com a coordenadora da escola e o professor de artes. Como resultados, pontua-se como a formação continuada se constitui dentro do espaço escolar pelas/os docentes em seus momentos cotidianos. O compartilhamento de informações como potente estratégia formativa por professoras/es. A troca de experiências plurais, se mostra, então, um caminho na tessitura da formação, pois percebe-se a necessidade de reconhecer a diversidade de saberes que se constitui dentro da escola. Ao compartilhar histórias professoras/es tecem redes, permitindo que a partilha se consolide em espaço de formação mútua.