Teses e Dissertações

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Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.

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    Contexto e emoções na aceitação de alimentos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-02-18) Cal, Eyder Caio; Minim, Valéria Paula Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8487040996580835
    A percepção e expressão das emoções estão intimamente relacionadas com a capacidade de observá-las a nível físico e/ou psicológico, as quais estão associadas a uma reação orgânica. Assim, o comportamento emocional humano relacionado a objetos está Vinculado com o conceito de contexto, que neste estudo apresenta-se como variável que influência o consumo de alimentos. O contexto influência o humor bem como a forma de pensar, podendo inclusive dar origem a uma série de emoções e sentimentos capazes de afetar a sensação de prazer decorrente do consumo. A emoção é uma das faculdades intelectuais mais importantes e é um meio através do qual os indivíduos aprendem e reaprendem. Assim, diversas metodologias para mensurar emoções foram desenvolvidas nos últimos anos. Todavia, é evidente que não apenas emoções, mas também outros fenômenos afetivos são de interesse para a ciência de consumidores. Portanto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar as contribuições contextuais e emocionais para a aceitação de alimentos. No primeiro capítulo foi realizada uma revisão literária a respeito dos estudos sensoriais com consumidores, contextos de consumo e as emoções relacionadas ao consumo de alimentos. No segundo capítulo foram investigadas a aceitação e a intensidade de alguns atributos sensoriais de iogurte de morango de cinco marcas comerciais quando apresentados em dois diferentes contextos, os quais diferenciavam em termos das bandejas, dos copos/taças e dos guardanapos apresentados. Foi verificado que o contexto modificou a aceitação de três marcas (p ≤0, 05) nos dois diferentes contextos. Além disso, os atributos sensoriais (cor rosa, gosto doce e sabor de morango) foram influenciados e percebidos de forma diferenciada (p ≤0, 05) entre os dois contextos. Assim, observou-se que os utensílios envolvidos no consumo de alimentos e o moderadamente e gostei muito. Neste estudo foi avaliado o efeito das cores sobre a percepção e aceitação de alimentos com emprego das metodologias grupo de foco e RATA (Rate-all-that-apply). Essas metodologias foram eficazes ao diferenciar contextos de consumo que apresentavam a mesma matriz alimentar, revelando que a aceitação isolada não é suficiente para predizer o potencial de mercado de um dado produto e confirmando que o ato de se alimentar esta diretamente relacionado a sentimentos e emoções positivas. Porém, novos estudos devem ser realizados para avaliar a aplicabilidade dessas metodologias em diversas matrizes alimentares.