Teses e Dissertações

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Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.

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    Efeito de diferentes modelos de condução de debriefing nos níveis de satisfação e autoconfiança na aprendizagem em estudantes de enfermagem: ensaio clínico controlado randomizado
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-03-05) Borges, Alessandra Bastos; Salgado, Patrícia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4518319698867058
    Introdução: A avaliação da satisfação e autoconfiança de alunos na participação de uma atividade simulada pode ser considerada indicador de qualidade dentro das instituições, principalmente por apontar a eficácia das estratégias de ensino utilizadas. Na simulação clínica, o debriefing é considerada a etapa mais importante, uma vez que facilita a discussão e a autorreflexão do aluno participante da cena. Nesta etapa o facilitador espera que o estudante identifique problemas, ofereça voluntariamente suas perspectivas e consiga absorver ações para usar em sua prática. Portanto, é importante avaliar a satisfação e autoconfiança de alunos quanto ao uso de diferentes modelos de debriefing. Objetivo: Avaliar o efeito de dois diferentes modelos de debriefing nos níveis de satisfação e autoconfiança na aprendizagem em estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado e um plano de ação para capacitação sobre o uso da simulação clínica como estratégia de ensino aprendizagem. O ensaio clínico foi realizado com 20 estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública da zona da Mata Mineira. Os alunos foram divididos aleatoriamente em grupo controle (debriefing segundo o modelo do Ciclo de Gibbs – tipo usualmente utilizado no curso de graduação em Enfermagem da instituição de estudo) e grupo experimental (debriefing segundo Modelo 3D). Para a coleta de dados as seguintes etapas foram seguidas de acordo com o grupo em que os alunos foram alocados: execução do cenário simulado; participação do debriefing; avaliação da satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos alunos. Realizou-se estatística descritiva e inferencial a partir do T de Student para amostras independentes. Resultados: Não houve significância estatística na subescala de satisfação na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) e a autoconfiança na aprendizagem (p valor ≥ 0,05). Verificou-se que a atividade simulada aumentou o nível de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para ambos os grupos, porém, não houve diferença estatisticamente significante para as médias das subescalas e global O desenvolvimento implementação do desta produto técnico metodologia “capacitação” instigou nos treinamentos para e inspirou profissionais a da enfermagem recém-admitidos e para aprimoramento das técnicas para os que já apresentam experiência na assistência. Conclusão: Percebeu-se que não houve diferença entre os níveis de satisfação e autoconfiança entre os grupos, apontando assim que os dois modelos do debriefing avaliados neste estudo não interferiram no desenvolvimento destes constructos. Em relação à capacitação realizada, verificou- se que a simulação clínica é uma estratégia que deve ser utilizada na instituição onde o produto técnico foi desenvolvido. Palavras-chave: Aprendizagem. Enfermagem. Ensino em Enfermagem. Satisfação pessoal. Simulação.