Teses e Dissertações
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Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.
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Item Competências individuais dos Assistentes em Administração da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2016-10-21) Pereira, Grazielle Cristine; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/3586150356820794O presente estudo tem como objetivo identificar as competências individuais dos servidores ocupantes do cargo Assistente em Administração, alocados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, necessárias para o desempenho adequado de suas atribuições. O modelo de gestão por competências tem se configurado como uma ferramenta eficaz para a melhoria do desempenho nos setores público e privado e foi instituído, por meio do Decreto no 5.707/2006, como instrumento para a gestão da capacitação e desenvolvimento permanente dos servidores públicos, tendo como uma das finalidades a adequação das competências dos servidores aos objetivos de cada instituição. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de caráter descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental, a observação e entrevistas semiestruturadas com treze servidores pertencentes ao cargo e seis chefias docentes; cujos dados foram analisados conforme a técnica Análise do Conteúdo. A descrição das competências foi realizada sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, comportamentos observáveis no trabalho e os correspondentes conhecimentos, habilidades e atitudes. O estudo permitiu realizar um levantamento de nove competências individuais e também contribuiu para a maior compreensão das condições de trabalho desses servidores e das dificuldades enfrentadas na execução das tarefas. Foram identificadas as seguintes competências comuns para as diversas funções assumidas pelos Assistentes em Administração na Unidade estudada: comunicação; atendimento ao público; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; visão sistêmica; organização e método de trabalho; capacidade de solução de problemas; responsabilidade e ética no trabalho; compromisso com o trabalho e com os resultados.Item Contexto de trabalho e tomada de decisões em laboratórios de ensino e pesquisa de uma Instituição Federal de Ensino Superior(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-28) Dutra, Cleusa da Silva Fonseca; Gomes Junior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/6016191104570384A presente pesquisa teve como objetivo compreender as percepções e as tomadas de decisões dos trabalhadores de laboratórios de ensino e pesquisa de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) acerca de seu contexto de trabalho. Tal objetivo fundamentou-se nas discussões sobre riscos presentes nestes contextos. Partiu-se do pressuposto de que, em função da própria característica de suas atividades, tais laboratórios estão imersos em riscos físicos, químicos e biológicos, dentre outros. Isto porque convivem neste ambiente, pessoas, equipamentos, reagentes, soluções, agentes e amostras biológicas e resíduos gerados nessas atividades, o que torna esses locais profícuos para a ocorrência de diversos tipos de acidentes. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso que contou com as técnicas de pesquisa documental, observação sistemática, entrevista semiestruturada e aplicação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho para levantamento de dados. A sua base teórica foi a Ergonomia da Atividade, cujas dimensões analíticas “contexto de trabalho, “indivíduo” e “trabalho” compreendem que a melhoria do bem-estar no trabalho e a garantia da eficiência e eficácia produtiva só serão possíveis se tomarmos para análise essas dimensões fundamentais que possibilitam olhar o indivíduo em seu contexto de trabalho. Os achados quantitativos apontaram que as dimensões do contexto de trabalho assumem resultados críticos, para a organização do trabalho e as condições de trabalho e resultado satisfatório, para as relações socioprofissionais. As análises qualitativas apontaram os seguintes aspectos particulares do contexto de trabalho estudado: na organização do trabalho, a valorização das normas para execução das tarefas; nas condições de trabalho, a atenção à segurança no trabalho e nas relações socioprofissionais, a autonomia do trabalhador limitada pela forte normatização. Na análise da atividade de trabalho, foram identificadas tomadas de decisões fundamentadas na experiência profissional, nos saberes formados nas vivências no trabalho e nos valores pessoais. Quanto às suas finalidades, as tomadas de decisões observadas se destinaram à busca de novos conhecimentos para realização das tarefas, aos cuidados com a precisão e qualidade nos resultados e à resolução de problemas ocasionados pela variabilidade das condições de trabalho. Conclui-se que o contexto de trabalho está em constantes adequações que culminam naturalmente em tomadas de decisões, relacionadas à organização de trabalho, às condições de trabalho e às relações socioprofissionais ou à atividade de trabalho, dimensões que se constituem de modo interdependente. Palavras-Chave: Contexto de Trabalho; Ergonomia da Atividade; Laboratórios; Processos Decisórios.Item Identificação organizacional: um estudo na Universidade Federal de Itajubá – Campus de Itabira(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-16) Assis, Ana Carla Coelho; Marra, Adriana VentolaEste trabalho foi realizado com o objetivo de compreender o processo de identificação dos funcionários anistiados pela demissão da Companhia Vale do Rio Doce e cedidos à Unifei (Campus de Itabira) em relação à universidade, bem como as implicações desse processo para o desempenho dos funcionários. Para tal, foram entrevistados 16 funcionários anistiados cedidos à Unifei e cinco servidores que estão ou já estiveram envolvidos com a contratação e com a socialização dos anistiados. A abordagem utilizada no estudo foi a qualitativa e o método foi o estudo de caso. Observou-se que, apesar das especificidades do processo de anistia, que ocasionaram dificuldades para os funcionários e a organização, diversos componentes de identificação foram percebidos no grupo dos anistiados entrevistados em relação à Unifei – Campus de Itabira. Grande parte ainda demonstrou sentimentos de gratidão em relação à universidade, em decorrência da melhoria na sua condição de vida. Com relação ao desempenho dos anistiados, verificou-se que, em geral, esses contribuem muito para a universidade, embora nem todos possuam uma atuação efetiva. É preciso considerar, adicionalmente, que as expectativas acerca do desempenho dos anistiados é baixa e que não existe nenhum processo de gestão do desempenho desses trabalhadores, o que faz com que muitos não contribuam da forma como poderiam para a organização. Não foi observada uma correlação direta entre a pontuação obtida pela maioria dos entrevistados na avaliação de desempenho realizada pela chefia imediata e a identificação desses com a organização. Entretanto, entende-se que não é possível dissociar a identificação organizacional do desempenho do trabalho, especialmente considerando o componente subjetivo da avaliação de desempenho, a análise das entrevistas e a revisão da literatura realizada. Em suma, apesar das dificuldades do processo, avaliam-se como positivos os resultados da incorporação dos anistiados no quadro de funcionários da Unifei – Campus de Itabira.