Arquitetura e Urbanismo

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    O uso de tecnologias digitais para qualificar o ambiente de aprendizagem de uma unidade Proinfância
    (Design & Tecnologia, 2018-12-30) Natalino, Maria Luiza Rodrigues; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles
    A incorporação de tecnologias digitais aos ambientes de aprendizagem agrega novas possibilidades às pedagogias tradicionais e possibilita uma transformação dos processos de ensino atuais, através da construção de ambientes de aprendizagem contemporâneos. O governo federal utiliza, atualmente, projetos padrão para a reprodução de creches e pré-escolas públicas através do Programa Proinfância. Os projetos disponibilizados não tiram partido das tecnologias digitais disponíveis para construção de ambientes de aprendizagem contemporâneos de qualidade, embora a legislação educacional brasileira incentive o uso de tecnologias educacionais e o desenvolvimento de propostas pedagógicas inovadoras. Este artigo possui o objetivo de propor diretrizes para inserção de tecnologias digitais interativas para qualificar o ambiente de aprendizagem nas pré-escolas construídas pelo Proinfância. Com este intuito, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada exploratória de natureza qualitativa, com foco em aspectos comportamentais. A metodologia da pesquisa divide-se em duas fases, após pesquisa bibliográfica, documental, de mercado e levantamento das tecnologias digitais utilizadas em uma pré-escola Proinfância, a pesquisa seguiu o método investigação-ação, no qual se planeja, age, descreve e avalia ações para melhora de uma prática. Espera-se que através das diretrizes propostas para incorporação de tecnologias digitais, consiga-se replicar as experiências realizadas e propor novas experimentações nas diversas escolas do Programa, considerando as diversas especificidades locais, contribuindo dessa maneira para a qualificação dos ambientes de aprendizagem Proinfância, transformando-os em ambientes mais interativos e estimulantes.
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    Método de utilização do programa Energyplus para verificação de desempenho térmico de ambientes com fachadas duplas
    (Ambiente Construído, 2013-10) Barbosa, Sabrina Andrade; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; Carlo, Joyce Correna; Guimarães, Ítalo Bruno Baleeiro
    A fachada dupla consiste de duas camadas, em geral envidraçadas, colocadas a certa distância, formando uma cavidade intermediária por onde o ar circula. Essas camadas abrangem fenômenos físicos complexos, como a ventilação por efeito chaminé e as trocas térmicas radiantes. Este trabalho apresenta um método de simulação com o programa EnergyPlus para análise do desempenho de um ambiente com fachada dupla. As camadas da fachada dupla estão submetidas às trocas radiantes e convectivas na cavidade intermediária devido ao efeito da ventilação provocado pela chaminé térmica. O método empregado considera a cavidade (entre camadas) como um microclima, cujas condições climáticas foram usadas para gerar um arquivo climático específico dessa zona. Esse arquivo foi posteriormente usado em outra simulação, que considerou apenas a camada interna da fachada, com foco na radiação solar. São apresentados dados que validam o processo de simulação, em vista das variáveis disponíveis pelo programa. Os resultados foram comparados a um caso-base sem fachada dupla. Os ganhos de calor pela fachada e as temperaturas operativas internas foram usados para verificação do desempenho térmico do ambiente com a fachada dupla. Esse processo fornece subsídios para análise de modelos mais complexos.
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    Aplicação de acessibilidade e sustentabilidade em projetos finais de curso de estudantes de Arquitetura e Urbanismo
    (Revista Ponto de Vista, 2011-01) Zandemonigne, Raquel Tirello; Evangelo, Larissa Silva; Gomes, Elaine Cavalcante; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles
    Têm-se percebido o aumento das discussões ao redor dos termos acessibilidade e sustentabilidade em diferentes âmbitos, incluindo a Arquitetura. Apesar da discussão desses dois conceitos em salas de aula e por profissionais da área e de sua disseminação, ainda não se sabe se eles estão sendo apreendidos de forma correta e em seu sentido amplo. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da avaliação dos Trabalhos Finais de Curso elaborados pelos formandos de julho de 2011 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em relação à aplicação desses conceitos. Foram analisados 17 banners apresentados ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo para exposição dos trabalhos, sendo feita uma leitura teórica e formal dos projetos arquitetônicos. Após a análise, percebeu-se que as propostas ainda são pontuais e que a acessibilidade é mais presente do que a sustentabilidade.