Física
URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11779
Navegar
Item Ensino de física no nível médio: tópicos de Física Moderna e experimentação(Revista Ponto de Vista, 2006-01) Pereira, Denis Rafael de Oliveira; Aguiar, OderliO ensino fundamental e médio no Brasil, como se sabe, é de baixa qualidade em muitas regiões. Muitos fatores concorrem para esse resultado. O desinteresse dos alunos em relação às aulas e as dificuldades que muitos professores enfrentam no exercício da docência são fatores determinantes desse quadro. Este artigo discute o ensino da física no nível médio, ressaltando a necessidade de abordagens experimentais e o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, nesse nível de ensino. Uma proposta de atividade prática, em anexo, que envolve o efeito fotoelétrico, já experimentada no nível médio de ensino, enfatiza uma estratégia pedagógica, de experimentação como forma de inovar a prática docente e envolver efetivamente os alunos no processo ensino-aprendizagem melhorando efetivamente a qualidade do ensino.