Ciências Exatas e Tecnológicas

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/4

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Transferência de Carga de Estacas Hélice Contínua Instrumentadas em Profundidade
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-11-14) Alledi, Carla Therezinha Dalvi Borjaille; Azevedo, Roberto Francisco de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727725A7; Marques, Eduardo Antônio Gomes; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784205H0; Minette, Enivaldo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781010H4; http://lattes.cnpq.br/4542859765962073; Albuquerque, Paulo José Rocha de; http://lattes.cnpq.br/0419076401765262; Carvalho, David de; http://lattes.cnpq.br/5412834079157695; Santiago, Luis Otávio Rigueira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742445D8
    Esta pesquisa apresenta a análise de seis provas de carga à compressão, com carregamento lento, realizadas em estacas hélice contínua com 0,40m, de diâmetro e comprimentos variados. As estacas foram executadas em diferentes municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória-ES, Brasil. Ao lado de cada estaca teste foi executada sondagem de simples reconhecimento com medida de torque (SPT-T) para caracterização do subsolo. Com o objetivo de determinar a transferência de carga da estaca para o solo ao longo da profundidade, as estacas foram instrumentadas, ao longo do fuste, com quatro níveis de extensômetros elétricos de resistência (strain-gages). As barras de aço instrumentadas foram instaladas em tubos galvanizados que foram inseridos nas estacas teste durante sua execução, antes da concretagem, pela haste central do trado hélice. A carga de ruptura das estacas hélice contínua monitoradas foi obtida pela interpretação da curva carga-recalque. São apresentados e analisados todos os resultados obtidos com as instrumentações instaladas no topo e ao longo do fuste das estacas, com determinação das parcelas de carga por atrito lateral e de ponta. Foi verificado que as estacas hélice contínua desta pesquisa transferiram a maior parte da carga aplicada no topo por atrito lateral, e duas estacas apresentaram significativa mobilização de ponta com pequenos deslocamentos. O trabalho apresenta, também, uma comparação dos resultados experimentais obtidos nas provas de carga com as previsões de carga de métodos semiempíricos de uso corrente na prática brasileira.