Ciências Exatas e Tecnológicas
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Item Análise do sistema de certificação ambiental AQUA frente às dimensões da sustentabilidade(Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-25) Oliveira, Maximiliano Gonçalves; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/6222052436315434A indústria da construção civil, um dos setores que mais geram empregos no país, também se destaca por ser um dos setores que mais geram resíduos. Sendo assim o setor responsável por grande impacto ambiental, exigindo, no atual cenário, soluções alternativas como o edifício sustentável. Desta forma, surgiram as certificações de desempenho ambiental de edifícios que medem os níveis de sustentabilidade desses edifícios. Porém, algumas dessas certificações são de origem internacional, existindo assim algumas adequações a serem aplicadas no cenário brasileiro, por se tratar de um país com tamanho continental e por possuir características tropicais e diversas zonas bioclimáticas. No Brasil, a certificação AQUA surgiu como uma iniciativa de adequação ao cenário brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi analisar o Sistema de Certificação AQUA frente a seis dimensões da sustentabilidade: Ambiental, Social, Cultural, Econômica, Espacial e Tecnológica. Desta forma, foi possível estudar a sustentabilidade de maneira mais holística e compreender melhor os critérios do AQUA e métodos de avaliação da certificação, verificando os critérios, um a um, e também identificar como estes critérios abordam as seis dimensões da sustentabilidade. A pesquisa foi desenvolvida com base numa revisão de literatura, além do levantamento documental das referências técnicas da certificação AQUA. Resultados indicam uma abrangência das dimensões da sustentabilidade pela certificação ambiental AQUA.Item Impactos do ambiente de aprendizagem nas respostas psicofisiológicas e na restauração do bem-estar em estudantes de enfermagem durante a simulação clínica(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-21) Fonseca, Talita da Conceição de Oliveira; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/8438574623311539Para preparar melhor o estudante de enfermagem para a realização de uma prática clínica mais segura, torna-se necessário pensar em novas formas de ensinar. A Simulação Clínica (SC) é considerada uma estratégia de ensino que tem impacto em múltiplas facetas do cuidado, cabendo aos educadores garantir que todas as partes interessadas tenham um ambiente de aprendizagem seguro. A arquitetura tem influência na vida das pessoas, podendo o ambiente planejado facilitar ou dificultar as ações que ali ocorrem, impactando na experiência do usuário. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os impactos das intervenções arquitetônicas em dois laboratórios, um laboratório existente e outro com intervenções arquitetônicas, sobre as respostas psicofisiológicas ao estresse e restauração do bem-estar em estudantes de enfermagem durante o desenvolvimento do cenário de uma simulação clínica. Foi realizado um estudo quase-experimental com 20 estudantes de enfermagem, com duas intervenções: o desenvolvimento do cenário no laboratório existente (L1) e o desenvolvimento do cenário no laboratório com intervenções arquitetônicas (L2). Cada estudante participou das duas simulações com um intervalo de 15 minutos entre elas. Foram avaliadas as percepções ambientais dos estudantes em relação aos laboratórios através de métodos e técnicas da psicologia ambiental. As variáveis arquitetônicas para o experimento foram selecionadas pela capacidade de promover resultados positivos à saúde, ao bem-estar e à restauração do estresse, de acordo com os fundamentos da neurociência aplicada à arquitetura e da Teoria do Design de Suporte. Resultados apontaram que na análise de percepção dos impactos do ambiente físico no estresse e na restauração, o laboratório L2 do Grupo Experimental (GE) não apresentou características estressoras quando comparado ao laboratório L1 do Grupo Comparação (GC), além de apresentar características restauradoras superiores. Quanto à qualidade do ambiente, ambos os laboratórios apresentaram qualidades percebidas pelos estudantes como restauradoras. Porém, o laboratório L2 apresentou percepção positiva superior ao laboratório L1. O laboratório L2 foi escolhido, por unanimidade, como restaurador. Em relação às variáveis clínicas, os valores de Frequência Cardíaca, cortisol salivar e ansiedade foram estatisticamente menores que os valores basais, após a participação no desenvolvimento do cenário no laboratório com intervenções arquitetônicas. Conclui-se que os ambientes destinados à prática de simulação clínica podem ser protetores ou restauradores de traumas psicológicos relacionados à SC e que as intervenções arquitetônicas incorporadas ao laboratório garantiram um ambiente de aprendizagem psicologicamente seguro. Observou-se a importância da arquitetura com a integração de aspectos subjetivos das inter-relações entre pessoas e ambientes aos aspectos objetivos mensuráveis da resposta humana nos ambientes construídos para aprimorar a qualidade das atividades simuladas. Palavras-chave: Ambientes de Aprendizagem. Psicologia Ambiental. Simulação Clínica. Ambientes Restauradores. Treinamento por Simulação.