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URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/5990
Trabalhos completos e resumos apresentados em eventos tecnocientíficos promovidos pela UFV.
Deverá conter subseções para cada evento, além de coleções específicas para cada ano de realização do evento.
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Item Tecnologias nas salas de aula e o ensino de projeto arquitetônico(Universidade Federal de Viçosa, 2015) Zoleni, Lamim Braz; Tibúrcio, Túlio Márcio de SallesEntre as décadas de 70 E 80, as tecnologias da informação e comunicação se desenvolveram de forma acelerada por todo o globo. O mundo contemporâneo é, constantemente, influenciado pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (nTICs). Essas tecnologias adentraram todas as esferas das atividades humanas, sendo perceptíveis na arquitetura. Os aparatos tecnológicos são grandes potencializadores do ambiente construído e das tarefas desenvolvidas pelo homem, embora possam ser também inibidores. Tendo em vista esse contexto, o presente artigo tem por objetivo investigar e discutir os espaços das salas de aula onde são ministradas disciplinas de Projeto Arquitetônico II e IV pertencentes a duas instituições federais de ensino superior. Esse trabalho é parte de pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, intitulada Impacto da Inserção de novas tecnologias em Cursos de Arquitetura e Urbanismo de Instituições Federais de Ensino. A metodologia utilizada inclui dois estudos de casos, permitindo a utilização de vários métodos de investigação. No desenvolvimento da pesquisa de mestrado foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, questionário, mapa comportamental e mapeamento tecnológico dos ambientes das salas de aula investigadas. Esse artigo abordará o mapeamento tecnológico das salas de aula das disciplinas PII e PIV de duas instituições tratadas aqui como A e B. Como resultados desta etapa da pesquisa, constatou-se que os ambientes investigados são ambientes híbridos contendo tecnologias tradicionais e novas. Isto mostrou que os espaços estão em transformação para atender essa sociedade emergente que é informatizada, em rede, na qual os avanços tecnológicos são contínuos.