Microbiologia

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11840

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Detecção de Listeria, Salmonella e Klebsiella em serviço de alimentação hospitalar
    (Revista de Nutrição, 2004-07) Pinto, Uelinton Manoel; Cardoso, Rodrigo Rezende; Vanetti, Maria Cristina Dantas
    A presença de Listeria monocytogenes, Salmonella sp. e Klebsiella sp. em dietas enterais e em ambientes, utensílios e equipamentos de preparo de alimentos em serviço de alimentação hospitalar, foi o objetivo desta pesquisa. A contaminação de ambientes, utensílios e equipamentos de preparo de alimentos em serviço de alimentação hospitalar por Listeria monocytogenes, Salmonella sp. e Klebsiella sp. foi avaliada em 50 amostras coletadas pela técnica de swab. Quatro amostras de dietas enterais também foram analisadas. Colônias típicas de bactérias do gênero Listeria foram isoladas de dieta enteral em ágar Oxford e a identificação da espécie L. monocytogenes foi feita por testes bioquímicos e imunológicos.  A presença de Salmonella foi detectada em dieta enteral e identificada como S. rissen por sorologia. Pela relevância como agente causador de infecções hospitalares, bactérias do gênero Klebsiella foram pesquisadas e isoladas em ágar seletivo MacConkey-inositol-carbenicilina. K. pneumoniae foi encontrada em equipamento e utensílio e K. oxytoca em ambiente, equipamento e dieta enteral. Os isolados de L. monocytogenesapresentaram resistência apenas ao antibiótico cefoxitina e os do gênero Klebsiella foram resistentes a ampicilina e amoxilina. S. rissen foi sensível aos 13 antibióticos avaliados. A contaminação de 11% das amostras analisadas com pelo menos um dos patógenos, alerta para a necessidade de implantação de um rigoroso sistema de controle de qualidade nas áreas de manipulação dos alimentos, a fim de aumentar a segurança alimentar dos pacientes hospitalizados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Qualidade microbiológica de leite cru refrigerado e isolamento de bactérias psicrotróficas proteolíticas
    (Food Science and Technology, 2006-07) Martins, Maurílio Lopes; Pinto, Cláudia Lúcia de Oliveira; Vanetti, Maria Cristina Dantas
    A estocagem do leite cru refrigerado na fonte de produção reduz perdas econômicas por atividade acidificante de bactérias mesofílicas, mas permite a seleção de bactérias psicrotróficas relacionadas a problemas tecnológicos e econômicos na indústria de laticínios. Com o objetivo de avaliar a qualidade microbiológica de leite cru, foram analisadas amostras provenientes de tanques de refrigeração individual, coletivos e do silo de uma indústria processadora de leite. Além disso, bactérias psicrotróficas proteolíticas foram isoladas do leite cru refrigerado e caracterizadas quanto à reação ao Gram e fermentação de glicose. O leite cru refrigerado mantido no silo industrial não atendeu ao padrão microbiológico legal e apresentou contagens microbianas significativamente superiores às do leite mantido em tanques individuais ou coletivos. Diferença significativa na contaminação por mesófilos e psicrotrófilos proteolíticos e não proteolíticos e por Pseudomonas foi observada entre as amostras coletadas nos tanques de refrigeração e no silo industrial. A microbiota Gram-negativa foi isolada com maior freqüência, especialmente bactérias Gram-negativas não fermentadoras de glicose.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Biocontrole de Listeria monocytogenes por Pediococcus acidilactici em couve minimamente processada
    (Food Science and Technology, 2009-10) Costa, Wanessa Altimiras; Vanetti, Maria Cristina Dantas; Puschamann, Rolf
    Este estudo avaliou um sistema de biocontrole para inibição de Listeria monocytogenes em couve minimamente processada, objetivando sua segurança durante estocagem sob refrigeração e em condições de abuso de temperatura. O potencial inibitório de bactérias láticas tolerantes ao sal e psicrotróficas contaminantes naturais da couve e Lactobacillus plantarum, Lactobacillus delbrueckii ATCC 9649 e Lactobacillus casei CCT 1465 foram avaliadas contra L. monocytogenes. O isolado de couve identificado como P. acidilactici CCA3 inibiu L. monocytogenes a 10 e 15 °C em ágar MRS e foi selecionado como possível agente de biocontrole. O número de L. monocytogenes na couve minimamente processada aumentou 3,7 e 4,7 ciclos logarítmicos a 5 e 10 °C, respectivamente, após 20 dias de armazenamento e 4,6 ciclos logarítmicos após oito dias a 15 °C. Entretanto, quando 108 UFC.g-1 de P. acidilactici CCA3 foram inoculados no produto processado, o crescimento de L. monocytogenes reduziu 2,3 ciclos logarítmicos sob temperatura abusiva de 15 °C. A acidez titulável e as características sensoriais da couve não foram alteradas pela presença de CCA3 ao longo do período de vida útil. Estes resultados sugerem o potencial de aplicação dos bioconservantes na couve minimamente processada, que necessitam estar associados à refrigeração e sanitização para garantir segurança.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Effect of eugenol on growth and listeriolysin O production by Listeria monocytogenes
    (Brazilian Archives of Biology and Technology, 2006-05) Filgueiras, Cristina Tostes; Vanetti, Maria Cristina Dantas
    The inhibitory effect of eugenol, a naturally occurring compound mainly present in the essential oil fraction of cloves, was studied on the growth and listeriolysin O (LLO) production by Listeria monocytogenes. Potassium efflux from cells promoted by eugenol was also determined after 24 h incubation in phosphate buffered saline. Eugenol promoted a delay on the growth of L. monocytogenes at concentrations of 100, 300 and 500 μ g mL -1 and above 800 μ g mL -1 the effect was bactericidal. Production of LLO by L. monocytogenes in the presence of eugenol was reduced 80-100%. An accumulation of external K + was observed above 300 μ g mL -1 of eugenol which indicated that the cell membrane was affected. The results showed the effectiveness of eugenol in controlling growth and LLO production of L. monocytogenes cells.