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    “Um monte de buracos amarrados com barbantes”: o conceito de rede para os profissionais da saúde mental
    (Saúde e Sociedade, 2017-10) Bermudez, Karina Moraes; Siqueira-Batista, Rodrigo
    Este trabalho objetivou analisar os sentidos que são atribuídos ao conceito de rede de atenção pelos profissionais de saúde e identificar como eles o transformam em trabalho vivo na produção do cuidado. A investigação foi de abordagem qualitativa, com entrevistas mediadas pelo uso de situações problema com profissionais de diferentes níveis de atenção aos pacientes com transtorno mental. Os dados foram apreciados pela análise de conteúdo de Bardin e, da análise temática, emergiram três categorias: (1) sentidos de uma rede de cuidado – conceituação e características; (2) meios operadores para a construção de uma rede de cuidados – construção da prática; e (3) propostas para minimização das dificuldades e efetivação de uma rede de cuidados. Delas, por fim, surgiram as seguintes subcategorias: trabalho em rede; redes de apoio; conflito; continuidade do cuidado; assistência integral; cuidado compartilhado; processo de formação; espaços amplos de discussão; e organização do trabalho. Desse modo, foi possível concluir que os profissionais expressam diferentes conceitos de rede e, com isso, agem de modo singular na produção do cuidado, mesmo estando sob a mesma diretriz normativa. Foram identificadas, também, uma fragmentação do acesso e barreiras a ele, o que dificulta a trajetória do paciente pela rede assistencial.
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    (Bio)ética e Estratégia Saúde da Família: mapeando problemas
    (Saúde e Sociedade, 2015-01) Siqueira-Batista, Rodrigo; Gomes, Andréia Patrícia; Motta, Luís Claudio de Souza; Rennó, Lucas; Lopes, Tulio Correia; Miyadahira, Renato; Vidal, Selma Vaz; Cotta, Rosângela Minardi Mitre
    Este artigo apresenta os resultados de uma investigação dirigida ao delineamento dos principais problemas (bio)éticos identificados pelos membros das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Viçosa (MG). Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, situando-se no campo da pesquisa social. A investigação foi realizada por meio da aplicação de questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas aos profissionais – médicos, profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde – que atuam na ESF. Realizou- -se a apreciação das respostas pela técnica de análise de conteúdo – mais especificamente, sua modalidade temática –, em razão de sua adequação à investiga- ção qualitativa na área da saúde. Participaram da investigação 73 profissionais de 15 equipes da ESF. Observou-se que grande parte dos entrevistados tinha dificuldade para identificar problemas de cunho (bio)ético em seu processo de trabalho. Ainda assim, foi possível categorizar cinco grandes grupos de problemas (bio)éticos vivenciados pelas equipes: os relacionados à desigualdade de acesso aos serviços de saúde; os relacionados à relação ensino trabalho mcomunidade; os relacionados ao sigilo e à confidencialidade; os relacionados aos conflitos entre equipe e usuários; e os relacionados aos conflitos entre membros da equipe. Conclui-se que, mesmo que aparentemente mais sutis – se comparados às questões (bio)éticas que se passam nas instituições hospitalares –, existem situações de conflitos morais atinentes ao âmbito da atenção primária à saúde que corroem o processo de trabalho e o alcance da promoção da integralidade do cuidado.
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    Agentes comunitários de saúde: aspectos bioéticos e legais do trabalho vivo
    (Saúde e Sociedade, 2015-01) Vidal, Selma Vaz; Motta, Luís Cláudio de Souza; Siqueira-Batista, Rodrigo
    Os agentes comunitários de saúde (ACS) – que com- põem a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) – são trabalhadores residentes na comunidade que desenvolvem ações de promoção e de educação em saúde, por meio de visitas domiciliares às famílias do território em que atuam. Este artigo apresenta uma revisão do marco histórico e legal dessa categoria profissional e sua inserção no mundo do trabalho vivo. São discutidos, à luz da literatura pertinente, os condicionantes desejáveis para a formação do ACS diante da diversidade das relações estabelecidas por esses profissionais com as famílias, tendo em vista os problemas que surgem no âmago das ações de cuidado, tais como doenças, desemprego, pobreza, uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas, risco pelo contato direto e indireto com pessoas que vivem na ilegalidade, entre outros. A partir dessa perspectiva, a bioética pode ser proposta como saber essencial à composição de uma caixa de ferramentas mínimas, capaz de instrumentalizar o ACS para a identificação e o enfrentamento dos problemas éticos emergidos no espaço tempo da ESF.
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    Neuroscience, space and time
    (Revista Vértices, 2015-06-01) Siqueira-Batista, Rodrigo; Ferreira, Ricardo Alves; Jesus, Vitor Luiz Bastos de; Helayël-Neto, José Abdalla
    The aim of the present article is to propose possible intersections between contemporary physics and neurosciences, in matters related to space-time. Such scope is of great significance both in “normal” and pathologic situations. In the latter, states like hypermnesia (enhanced capacity to evoke memories, with distortion of information stored in neural circuits) are described, which can be thought of – in a parallel with physics – as space-time scenarios with more than one time-type direction. Dimensions of such category – called Ataiyah- Ward space-time – have been considered in connection with systems of interest in the study of fundamental interactions, and, in macroscopic scale, in association with the issue of gravitational collapse. One has sought to understand physical phenomena in the presence of extra time to then use these studies to propose an attempt to modelling hypermnesia, through the concept that, in certain situations, neuronal system behaves as if immerse in a scenario with two time-type directions.
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    Nutrition therapy and neonatal sepsis
    (Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 2011-09-12) Freitas, Brunnella Alcantara Chagas de; Leão, Renata Teixeira; Gomes, Andréia Patrícia; Siqueira-Batista, Rodrigo
    This article reviews the current understanding of enteral and parenteral nutrition therapy in preterm infants, with an emphasis on very low birth weight babies. The protective effects of nutrition therapy against neonatal sepsis and necrotizing enterocolitis are discussed. Different methods of feeding preterm infants are evaluated. Special attention is given to the problems of very low birth weight babies and the protective effects of nutrition to counteract complications, especially infection. The preferential use of breast milk for enteral nutrition, the management of protein and energy offers, the use of early and minimal enteral nutrition, the early introduction of parenteral nutrition (within the first 24 hours of life) and the use of immunonutrients that are appropriately supported by a sufficient number of studies can provide good adjuvant therapy guidelines to prevent neonatal sepsis and necrotizing enterocolitis. However, we conclude that additional multicenter, randomized controlled studies are necessary to clarify the protective role of nutrition in preterm infants. Appropriate nutrition is not only effective in treating and preventing infective complications, but it also promotes neurodevelopment and prevents future harmful consequences.
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    Epidemiological characteristics and deaths of premature infants in a referral hospital for high-risk pregnancies
    (Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 2012-10-01) Freitas, Brunnella Alcantara Chagas de; Sant'Ana, Luciana Ferreira da Rocha; Longo, Giana Zarbato; Siqueira-Batista, Rodrigo; Priore, Silvia Eloiza; Franceschini, Sylvia do Carmo Castro
    To analyze the process of care provided to premature infants in a neonatal intensive care unit and the factors associated with their mortality. Cross-sectional retrospective study of premature infants in an intensive care unit between 2008 and 2010. The characteristics of the mothers and premature infants were described, and a bivariate analysis was performed on the following characteristics: the study period and the "death" outcome (hospital, neonatal and early) using Pearson's chi-square test, Fisher's exact test or a chi-square test for linear trends. Bivariate and multivariable logistic regression analyses were performed using a stepwise backward logistic regression method between the variables with p<0.20 and the "death" outcome. A p value <0.05 was considered to be significant. In total, 293 preterm infants were studied. Increased access to complementary tests (transfontanellar ultrasound and Doppler echocardiogram) and breastfeeding rates were indicators of improving care. Mortality was concentrated in the neonatal period, especially in the early neonatal period, and was associated with extreme prematurity, small size for gestational age and an Apgar score <7 at 5 minutes after birth. The late-onset sepsis was also associated with a greater chance of neonatal death, and antenatal corticosteroids were protective against neonatal and early deaths. Although these results are comparable to previous findings regarding mortality among premature infants in Brazil, the study emphasizes the need to implement strategies that promote breastfeeding and reduce neonatal mortality and its early component.
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    Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2012-08-19) Costa, José Roberto Bittencourt; Romano, Valéria Ferreira; Costa, Rosane Rodrigues; Vitorino, Rodrigo Roger; Alves, Luiz Anastácio; Gomes, Andréia Patrícia; Siqueira-Batista, Rodrigo
    Diante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos –, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade.
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    Clostridium tetani infections in newborn infants: a tetanus neonatorum review
    (Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 2011-11-02) Gomes, Andréia Patrícia; Freitas, Brunnella Alcantara Chagas de; Rodrigues, Denise Cristina; Silveira, Guilherme Lobo da; Tavares, Walter; Siqueira-Batista, Rodrigo
    Although tetanus is a preventable disease by vaccination, it continues to claim lives around the world. Whereas cases of accidental origin reflect insufficient population immunization, tetanus neonatorum reveals a double-nature fault-poor vaccination coverage of adults coupled with difficulties accessing appropriate prenatal care; this situation is aggravated by the extreme severity of tetanus in this age group in which the mortality rate can reach up to 80%. The early detection of tetanus in neonates is essential for immediately initiating the proper therapy. Therefore, although reaching an early diagnosis of tetanus is important, the most relevant aspect is related to the appropriate management and prophylaxis of this disease. Consequently, the aim of this article is to review neonatorum tetanus with an emphasis on its therapy and prevention.
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    Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2013-08-25) Smolka, Maria Lúcia Rebello Marra; Gomes, Andréia Patrícia; Siqueira-Batista, Rodrigo
    Apresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento — apontando para a autonomia no contexto pedagógico — ou simplesmente uma forma de adaptação ao método.
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    A transformação curricular e a escolha da especialidade médica
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2014-03-24) Costa, José Roberto Bittencourt; Romano, Valéria Ferreira; Costa, Rosane Rodrigues; Gomes, Andréia Patrícia; Alves, Luiz Anastácio; Siqueira-Batista, Rodrigo
    A reforma curricular implantada em 2005 no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) com a utilização das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no caso a aprendizagem baseada em problemas (ABP), e com a passagem pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) desde os primeiros períodos pode influenciar a trajetória de formação profissional de seu estudante? Para responder a esta questão — objetivo deste estudo —, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa com os discentes matriculados no quinto período do curso, por meio de entrevistas, as quais foram categorizadas e analisadas. Os resultados evidenciaram significativa receptividade ao novo modelo curricular, pelo entendimento de que este é capaz de suscitar novas reflexões dirigidas à futura prática do estudante, e, igualmente, ao conceito de saúde e ao processo de adoecimento. Verificou-se, ainda, que a opção precoce por uma especialidade, expressa pela maior parte dos entrevistados, não foi alterada sob o novo currículo e que a formação do médico como generalista ou médico de família é ainda pouco valorizada.