Ciência da Computação

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    Arquitetura para jogos como facilitadores no processo de ensino- aprendizagem: um estudo de caso com disciplina de curso de graduação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-01-14) Amaral, Heber Fernandes; Silva Júnior, Aziz Galvão da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797493T5; Braga, José Luis; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787263E8; http://lattes.cnpq.br/8154882180797255; Oliveira, Alcione de Paiva; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788574J0; Passos, Frederico José Vieira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781218J9
    Jogos educativos são ferramentas importantes para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, pois permitem simular conceitos em um ambiente virtual e promover a colaboração e a comunicação entre os alunos. Porém, deve-se ter em mente que jogos educacionais eletrônicos são softwares e, por sua vez, seu desenvolvimento sofre os mesmos problemas e dificuldades já conhecidos na engenharia de software quando se trata de desenvolvimento de softwares tradicionais. Soma-se a esses problemas a necessidade de se atender aos requisitos educacionais e também aos requisitos específicos de um jogo, sendo que requisitos educacionais consistem em todo o conteúdo programático de determinada matéria ou curso e requisitos de jogos são todas as características que diferenciam um software de um jogo. O presente trabalho envolve o a elaboração de uma arquitetura de software para auxiliar ou reduzir o retrabalho no desenvolvimento de jogos educacionais de simulação e estratégia. E para validar essa arquitetura foi desenvolvido um jogo para uma disciplina de administração rural como evidência da aplicabilidade da arquitetura proposta.