Navegando por Autor "Sobreira, Emília do Carmo Elias Gomes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Atividades experimentais em modo investigativo como estratégia para aprendizagem significativa no ensino da Física(Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-07) Sobreira, Emília do Carmo Elias Gomes; Carvalho, Alexandre Tadeu Gomes de; http://lattes.cnpq.br/5318787633253782A experimentação é uma das formas mais estimulantes e eficazes de se ensinar física, permitindo que os alunos elaborem coletivamente os conceitos, sendo possível a testagem de hipóteses e a observação de fenômenos. O uso de materiais simples e/ou de baixo custo possibilitam a reprodução dos experimentos pelos estudantes, auxiliando-os no desenvolvimento de suas habilidades manuais e cognitivas, na observação, na análise e interpretação de dados e compreensão de resultados. Elaboramos e praticamos um ensino apoiado na investigação, tornando a aprendizagem ativa e interessante, utilizamos para tanto um conjunto de quatro experimentos para proporcionar uma aprendizagem na qual o aluno fosse o protagonista, participando ativamente de todo o processo de ensino e aprendizagem. Os experimentos propostos e trabalhados foram: pêndulo simples, vela oscilante, motor de Heron e motor de Elástico. Dessa forma buscamos proporcionar uma aprendizagem significativa e duradoura, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo dos alunos. Buscando inserir mecanismos que contribuam com o desenvolver do aluno e despertem seu interesse, fizemos ainda uso do software Tracker para análise de vídeo dos experimentos. Palavras-chave: Experimentação. Ensino por investigação. Vela oscilante.