2023-07-07

A experimentação é uma das formas mais estimulantes e eficazes de se ensinar física, permitindo que os alunos elaborem coletivamente os conceitos, sendo possível a testagem de hipóteses e a observação de fenômenos. O uso de materiais simples e/ou de baixo custo possibilitam a reprodução dos experimentos pelos estudantes, auxiliando-os no desenvolvimento de suas habilidades manuais e cognitivas, na observação, na análise e interpretação de dados e compreensão de resultados. Elaboramos e praticamos um ensino apoiado na investigação, tornando a aprendizagem ativa e interessante, utilizamos para tanto um conjunto de quatro experimentos para proporcionar uma aprendizagem na qual o aluno fosse o protagonista, participando ativamente de todo o processo de ensino e aprendizagem. Os experimentos propostos e trabalhados foram: pêndulo simples, vela oscilante, motor de Heron e motor de Elástico. Dessa forma buscamos proporcionar uma aprendizagem significativa e duradoura, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo dos alunos. Buscando inserir mecanismos que contribuam com o desenvolver do aluno e despertem seu interesse, fizemos ainda uso do software Tracker para análise de vídeo dos experimentos. Palavras-chave: Experimentação. Ensino por investigação. Vela oscilante.
Experimentation is one of the most stimulating and effective ways of teaching physics, allowing students to collectively elaborate concepts, making it possible to test hypotheses and observe phenomena. The use of simple and/or low-cost materials makes it possible for students to reproduce experiments, helping them to develop their manual and cognitive skills, observation, analysis and interpretation of data and understanding of results. We develop and practice teaching based on research, making learning active and interesting. To do so, we use a set of four experiments to provide learning in which the student is the protagonist, actively participating in the entire teaching and learning process. The experiments proposed and worked on were: simple pendulum, oscillating candle, Heron engine and Elastic engine. In this way, we seek to provide meaningful and lasting learning, stimulating the development of students' critical and autonomous thinking. Seeking to insert mechanisms that contribute to the student's development and arouse their interest, we also used the Tracker software to analyze video of the experiments. Keywords: Experimentation. Teaching by investigation. Candle oscillating.

Física - Estudo e ensino, Física - (Ensino médio) - Experiências

SOBREIRA, Emília do Carmo Elias Gomes. Atividades experimentais em modo investigativo como estratégia para aprendizagem significativa no ensino da Física. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.