Navegando por Autor "Silva, Fernanda Juliana da"
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Item Efeito da luz na germinação e desenvolvimento de plântulas de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) de distintas procedências(Hoehnea, 2016-04) Silva, Fernanda Juliana da; Hisatugo, Erika Yano; Souza, João Paulo deEstudos sobre a influência da luz na germinação e desenvolvimento inicial são importantes para o cultivo de pinhão-manso em campo. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da luz na germinação de sementes de pinhão-manso de distintas procedências e examinar a morfologia das plântulas. O primeiro bioensaio de germinação foi realizado em câmara escura e o segundo na presença de luz (32 µmol m-2s-1) com um fotoperíodo diário de 12 horas. Não houve diferença significativa na porcentagem de germinação entre as sementes dos lotes estudados. A porcentagem de germinação em todos os lotes foi alta, na presença ou não de luz, sendo as sementes classificadas como fotoblásticas neutras. No escuro, as plântulas apresentaram maior número de cotilédones surgidos e abertos, comprimento do eixo hipocótilo-radicular e velocidade de crescimento. Esses resultados são explicados pelo estiolamento das plântulas germinadas no escuro. Porém, sob luz houve escurecimento das plântulas comprometendo seu desenvolvimento.Item O ensino de Biologia para jovens e adultos: buscando compreender anseios de estudantes do terceiro ano do ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-01) Silva, Fernanda Juliana da; Costa, Patrícia Claudia; http://lattes.cnpq.br/1218338818302936Muitos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos no tempo regular buscam fazê-lo por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses estudantes levam para a sala de aula uma diversidade de histórias de vida, que acaba influenciando no aprendizado. Por se tratar de um público bastante heterogêneo, o trabalho na EJA exige do professor a sensibilidade para compreender potencialidades e limitações de cada estudante além do rigor e comprometimento com o currículo e com o ensino. Por meio de questionários e grupos focais, a pesquisa buscou conhecer o perfil dos estudantes de uma turma de Ensino Médio EJA em uma escola estadual da Superintendência de Pará de Minas a partir de suas percepções sobre o ensino e aprendizado de biologia e seus aspectos mais atraentes relacionados ao conteúdo e metodologia. Como objetivo, buscou-se identificar expectativas em relação ao futuro acadêmico e profissional, além de conhecer as impressões do grupo sobre a escola e ensino, ao final do curso, especialmente relacionadas ao componente curricular de biologia. A análise e interpretação dos dados seguiu os princípios da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a heterogeneidade da turma, e indicou que a faixa etária não é o principal fator de divergência. Além disso, os estudantes indicaram interesses diferentes em relação os estudos e, por isso, apresentam expectativas e atitudes distintas. A impossibilidade de conciliar os estudos com o trabalho foi o principal fator que levou os jovens participantes a abandonarem o ensino regular. Outros fatores, como a dificuldade no aprendizado e a impossibilidade de acompanhar os estudos no período de ensino remoto, contribuíram para a migração dos mais jovens para a EJA. De forma geral, os estudantes declararam-se satisfeitos com o ensino ofertado, mas indicaram alguns pontos considerados insuficientes, sendo a adequação do tempo e do espaço escolar voltados para suas necessidades o mais apontado. Outra reivindicação foi a possibilidade de criação de um canal de comunicação e compartilhamento de materiais entre estudantes e professores a fim de disponibilizar conteúdo aos alunos faltosos e servir como um espaço de esclarecimento de dúvidas. Sobre o ensino de Biologia, os estudantes indicaram interesse, apesar de considerarem a matéria difícil. Os estudantes ponderaram que o laboratório de ciências e a sala de informática deveriam ser utilizados nas aulas de Biologia o que, de fato, pode tornar o aprendizado mais interessante. Uma sugestão de material didático foi produzida considerando os apontamentos coletados na pesquisa. Palavras-chave: Biologia, Jovens e adultos, Materiais didáticos, Currículo.