Navegando por Autor "Giardini, Bárbara Lima"
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Item Análise da qualidade da formação continuada de professores na perspectiva do Programa Pró-Letramento(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-25) Giardini, Bárbara Lima; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Oliveira, Rosimar de Fátima; http://lattes.cnpq.br/2891290521082229; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/9866024398242553; Teixeira, Beatriz de Basto; http://lattes.cnpq.br/4199390197375366Este trabalho de dissertação tem como objetivo analisar a qualidade da formação continuada de professores no Programa Pró-Letramento: Mobilização pela qualidade da educação . Especificamente, apontar coerência e/ou incoerência interna no Programa, verificar o cumprimento dos objetivos propostos; identificar a natureza do Pró-Letramento; verificar e identificar elementos da formação que contribuam para uma prática docente de qualidade. O interesse pela pesquisa decorre da necessidade de investimento no campo da formação continuada de professores. A escolha do objeto foi marcada pela experiência como coordenadora municipal do Programa bem como pela incidência dos cursos em disciplinas consideradas críticas do currículo: Língua Portuguesa e Matemática; pela abrangência nacional do Pró-Letramento; e as universidades como agentes responsáveis pela formação dos professores tutores. Escolho a abordagem qualitativa de pesquisa e o tipo de pesquisa bibliográfico-documental como os mais adequados para a realização do trabalho. A discussão do referencial teórico aborda as políticas de formação de professores, os paradigmas de formação, as novas perspectivas e tendências atuais da formação continuada, a qualidade em educação. A classificação e análise dos dados enfatizam a concepção de professor, a concepção de formação, a relação entre formação e profissionalização, os conteúdos e metodologias de formação e o componente da avaliação externa presentes no Programa. Em termos de resultados, nota-se o cumprimento parcial dos objetivos propostos, a incoerência interna do programa e a natureza compensatória do Pró-Letramento. No que se refere à qualidade do Programa, os documentos apresentam elementos indicativos de qualidade que podem favorecer um bom desempenho dos professores e contribuir para melhorias na prática pedagógica, ao mesmo tempo em que há a presença de aspectos problemáticos quando se pensa a qualidade da formação como um todo. Diante disso, ainda fica a necessidade de criação e desenvolvimento de programas de formação continuada de professores que constituam, no cenário atual, inovações em termos de atualização de conhecimento e que oportunizem efetivamente a constante melhoria da prática docente em prol de um processo ensino-aprendizagem com qualidade, em seu sentido global.