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Tipo: Dissertação
Título: Atenção psicossocial no ensino superior: implicações para as vivências acadêmicas dos estudantes de graduação
Psychosocial care in higher education: implications for the academic experiences of undergraduate students
Autor(es): Milagres, Viviane Martins Ferreira
Abstract: Na atualidade, tem se destacado a prevalência de sinais e sintomas de estresse, Burnout, ansiedade e depressão entre os estudantes universitários quando comparados à população geral. O ingresso a uma IES envolve diversas mudanças para o jovem, como mudanças de cidade ou até mesmo Estado, novos hábitos de estudos, transformações nas redes de amizades, de apoio e também da vida cotidiana dos estudantes, sendo experienciada de forma singular. Ao analisarmos as vivências acadêmicas, ou seja, o modo como o estudante vivencia a etapa de educação superior, considera-se que esta possui cinco dimensões: pessoal; interpessoal; estudo; carreira; e institucional. Para além das características pessoais, a presença ou ausência de serviços de assistência estudantil na universidade também ser consideradas na compreensão do bem-estar psicossocial dos estudantes universitários. O objetivo deste trabalho foi identificar as implicações dos serviços de atenção psicossocial para as vivências acadêmicas dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para a metodologia, foi utilizada a abordagem quanti-qualitativa, dividida em duas etapas: na primeira, foi aplicado de forma online o Questionário de Vivências Acadêmicas, na sua versão reduzida (QVA-r), correspondendo a uma amostra de N = 439 estudantes de graduação da UFV. Na segunda etapa, foram realizadas 17 entrevistas semiestruturadas com os estudantes de graduação e 05, com os profissionais do serviço de atenção psicossocial, ambos da UFV. Os dados quantitativos foram analisados a partir da Análise Exploratória dos Dados utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e para os dados qualitativos realizou-se a Análise de Conteúdo com auxílio do software IRaMuTeq. Os resultados do QVA-r indicaram que a dimensão institucional possuiu a maior média entre as demais, evidenciando que os estudantes percebem a UFV de forma positiva e a dimensão pessoal obteve a menor média, constatando que os estudantes de graduação possuem demandas referentes ao seu bem-estar psicológico e físico. Nas entrevistas, dentre os fatores de risco que mais interferem na vivência acadêmica, o mais citado foi relacionado ao bem-estar emocional, sendo o principal fator a ansiedade, estando em consonância com os resultados do QVA-r. A pandemia da COVID-19 e a necessidade da implementação do Ensino Remoto Emergencial também foram relatados como fatores de risco para as vivências acadêmicas e o bem-estar psicossocial dos estudantes. Constatou-se que a visão dos profissionais sobre os fatores que interferem no modo como o estudante vivencia o ES está em concordância com a percepção dos estudantes. Em relação ao apoio psicossocial, há um desconhecimento entre os estudantes sobre como é a atuação dos serviços oferecidos, apesar de reconhecerem a sua importância para a vivência acadêmica. Na visão dos profissionais, há um limite institucional para a sua atuação e falta de recursos teóricos- metodológicos que possam fundamentá-la. Considera-se que o apoio psicossocial tem implicado nas dimensões das vivências acadêmicas e o conhecimento sobre elas por parte da universidade é relevante para a promoção de ações de permanência na instituição. Por fim, evidenciou-se que há possibilidades de novas pesquisas que podem contribuir para o avanço das políticas de assistência estudantil no ES. Palavras-chave: Vivências Acadêmicas. Atenção Psicossocial. Ensino Superior. Estudantes Universitários.
Currently, the prevalence of signs and symptoms of stress, Burnout, anxiety and depression among university students has been highlighted when compared to the general population. Admission to an HEI involves several changes for the young person, such as city or even state changes, new study habits, changes in friendship and support networks and also in the students' daily life, being experienced in a unique way. When analyzing academic experiences, that is, the way in which the student experiences the stage of higher education, it is considered that it has five dimensions: personal; interpersonal; study; career; and institutional. In addition to personal characteristics, the presence or absence of student assistance services at the university should also be considered in understanding the psychosocial well-being of university students. Therefore, the objective of this work was to identify the implications of psychosocial care services for the academic experiences of undergraduate students at the Federal University of Viçosa (UFV). For the methodology, a quantitative-qualitative approach was used, divided into two stages: in the first, the Academic Experiences Questionnaire was applied online, in its reduced version (QVA-r), corresponding to a sample of N = 439 students undergraduate degree from the UFV. In the second stage, 17 semi-structured interviews were carried out with undergraduate students and 05 with professionals from the psychosocial care service, both from UFV. Quantitative data were analyzed from Exploratory Data Analysis using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and for qualitative data, Content Analysis was performed with the help of IRaMuTeq software. The results of the QVA-r indicated that the institutional dimension has the highest average among the others, showing that students perceive the UFV in a positive way. While the personal dimension had the lowest average, noting that undergraduate students have demands regarding their psychological and physical well-being. In the interviews, among the risk factors that most interfere with the academic experience, the most cited was related to emotional well-being, the main factor being anxiety, in line with the results of the QVA-r. The COVID-19 pandemic and the need to implement Emergency Remote Teaching were also reported as risk factors for academic experiences and the psychosocial well-being of students. It was possible to verify that the professionals' view of the factors that interfere in the way the student experiences this stage is in agreement with the students' perception. Regarding psychosocial support, there is a lack of knowledge among students about how the services offered work, despite recognizing its importance for the academic experience. In the view of professionals, there is an institutional limit to their performance and a lack of theoretical-methodological resources that can support it. It is considered that psychosocial support has involved the dimensions of academic experiences and that the university's knowledge about them can be relevant for the promotion of actions of permanence in the institution. Finally, it became evident that there are possibilities for new research that can contribute to the advancement of student assistance policies in higher education. Keywords: Academic Experiences. Psychosocial Care. Higher Education. University Students.
Palavras-chave: Universidade Federal de Viçosa - Estudantes - Serviços de saúde mental
Estudantes universitários - Aspectos psicológicos
Assistência social
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia Doméstica
Citação: MILAGRES, Viviane Martins Ferreira. Atenção psicossocial no ensino superior: implicações para as vivências acadêmicas dos estudantes de graduação. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.296
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29770
Data do documento: 25-Mar-2022
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