Navegando por Autor "Sperandio, Gabriel Henrique"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Uma proposta de ensino de eletrólise por experimentação com uso de resíduo eletroeletrônico(Universidade Federal de Viçosa, 2019-05-04) Sperandio, Gabriel Henrique; Inácio, Damasceno Odilaine; http://lattes.cnpq.br/8156870948860981O presente trabalho de pesquisa foi realizado ao longo do curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFQUI) com o foco na elaboração de um produto aplicável ao ensino de Química na educação básica, priorizando a abordagem investigativa-experimental. Assim, buscou-se investigar, em uma turma de 2o ano do ensino médio da rede particular de ensino, como o uso do produto desenvolvido, a partir de uma perspectiva investigativa, enriquece o processo de ensino de Química e promove uma aprendizagem significativa . Desta forma, foi desenvolvida uma sequência didática na qual o professor atua como mediador do processo, experimentando uma condição de trabalho horizontalizada, em que o estudante é o sujeito da sua própria aprendizagem. A aprendizagem significativa é aquela cujo indivíduo vivencia e constrói seu próprio conhecimento, o qual não pode ser passado de um ser para outro. O tema abordado foi eletroquímica, com ênfase na eletrólise, considerando que os alunos apresentam grande dificuldade nesse conteúdo. As avaliações de aprendizagem prévia e pós a aplicação da sequência didática foram desenvolvidas para que se obtivesse um parâmetro de comparação do conhecimento construído ao longo do processo. O produto educacional aplicado foi construído pelos próprios alunos, com acompanhamento do professor pesquisador, com materiais reutilizados a partir do lixo eletroeletrônico. Assim, o produto educacional, denominado nesse estudo de kit de eletrólise, permite seu uso por professores em escolas que possuam ou não laboratório de Química. A adoção dessa metodologia de trabalho para o ensino da eletrólise permitiu uma gama de discussões em sala de aula, uma vez que a sequência didática adotada tangenciou a Química ambiental. Acredita-se, analisando os resultados obtidos, que o ensino da eletrólise a partir do kit de eletrólise desenvolvido sob uma abordagem investigativa, pode tornar a aprendizagem desse conteúdo mais atraente para os alunos. Assim, observou-se que a aula, se mais interativa contribui para a melhoria do desempenho dos estudantes na resolução de situações-problemas. Palavras-Chave: Ensino por investigação; Experimentação; Eletroquímica; Eletrólise; Lixo eletroeletrônico.