Navegando por Autor "Schmidt, Adriele"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A comida na cultura pomerana: simbolismo, identidade e sociabilidade(Universidade Federal de Viçosa, 2015-03-24) Schmidt, Adriele; Farias, Rita de Cássia Pereira; http://lattes.cnpq.br/0227474386338036Os pomeranos são um grupo étnico proveniente da extinta Pomerânia, região da Europa situada entre a Alemanha e a Polônia. Por motivos de guerra, fome e perseguição religiosa, esse grupo emigrou para o Brasil a partir de 1859 e outros países em busca de novas perspectivas de vida. Em seu novo país reconstituíram seus modos de vida e reinventaram alguns aspectos de sua cultura. Diante da amplitude e dinâmica da cultura, a comida pomerana se tornou objeto principal de estudo por estar presente em praticamente todos os contextos e por pressupor que a comida cotidiana e a presente nos rituais e festividades pomeranos são importantes marcadores de identidade grupal, estão dotados de simbolismos e atuam na mediação e na manutenção das relações sociais entre as famílias. Assim, objetivou-se estudar a cultura pomerana e os marcadores de identidade do seu povo, em especial os aspectos culturais da comida pomerana em seu uso ritual e cotidiano pelos imigrantes residentes em Santa Maria de Jetibá e em Itarana Espírito Santo - Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, mais especificamente, de uma etnografia sobre pomeranos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante e entrevistas em profundidade acerca de assuntos como identidade pomerana, a comida no cotidiano e nas festividades e suas transformações e permanências ao longo das gerações, bem como sobre mutirões, sociabilidade e relações de trocas entre os pomeranos. Os dados de campo permitem afirmar que longe da Pomerânia e dos antepassados, os imigrantes reinventaram os seus modos de vida no Brasil. Entretanto, a cultura continua sendo pomerana, uma vez que o ato de emigrar significou um rompimento com o país de origem, mas não com as suas tradições. Assim, muitos dos aspectos culturais pomeranos continuam presentes e marcam a sua identidade tais como a língua, a forma de ser, de trabalhar e de festejar, a religião, o vestuário, a arquitetura e a comida, que está muito ligada à história e aos primórdios da imigração pomerana ao Brasil, pois, diante dos desafios, reinventaram suas práticas alimentares de acordo com suas necessidades e disponibilidade de alimentos em cada período. As tradições e os rituais alimentares contêm e transportam as culturas de quem as pratica, constituindo-se em heranças que são preservadas e repassadas entre as gerações, e que estão dotadas de simbolismos, crenças e afetividades. A comida também incorpora dimensões sociais e culturais que podem ser evidenciadas nos atos de doar, receber e retribuir presentes alimentares entre familiares, amigos e vizinhos. O trabalho é um marcador de identidade pomerana fundamental, pois por meio dele percebe-se as formas de organização da sociedade, questões de gênero e transmissão de herança. Ressalta-se o trabalho em mutirão para realização de atividades de interesse coletivo, sejam eles trabalhos comunitários, agrícolas ou até mesmo a organização de festividades. Além desses aspectos, os idosos foram considerados guardiões da cultura pomerana. No entanto, os adultos e jovens também apresentaram seu ponto de vista e notou-se divergentes percepções, em que para os idosos os aspectos culturais pomeranos e a comida não deveriam ter sido tão ressignificados e na perspectiva dos adultos e jovens, não há problemas nas mudanças pela qual as comunidades pomeranas têm passado, desde que elas convivam no mesmo espaço que as tradições.Item Dádiva e sociabilidade na velhice: o caso de dois casais de idosos camponeses(Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2015) Farias, Rita de Cássia Pereira; Schmidt, AdrieleO artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da dádiva na velhice para preservar as relações sociais. O universo empírico foi constituído pelas famílias de dois casais de idosos, residentes em localidades muito diferenciadas, mas que desenvolvem práticas semelhantes no sentido de manter as relações de sociabilidade com a família e amigos, bem como a própria existência, a partir da fabricação artesanal de derivados do leite e de outros produtos agropecuários. O modo de vida desses idosos comprova que os alimentos produzidos, além de sustentar o corpo físico e biológico, nutrem o corpo social. Além disso, a tríplice obrigação de dar, receber e retribuir (MAUSS, 2003) contribui para que os idosos continuem ativos em termos de trabalho, se sintam úteis e mantenham a sociabilidade com familiares e amigos.Item Ser pai na adolescência: algumas constatações(Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2013) Loreto, Maria das Dôres Saraiva de; Benini, Caroline Silva Almeida; Teixeira, Karla Maria Damiano; Schmidt, AdrieleO presente estudo objetivou lançar um olhar analítico sobre jovens adolescentes, em um momento importante de suas vidas: a vivência da paternidade. A pesquisa de natureza qualitativa fez uso de entrevista semiestruturada junto a 15 jovens, residentes em Rosário da Limeira/MG, que haviam sido pais no período de 2007 a 2010. Os resultados mostraram uma sobreposição de sentimentos com a gravidez, com predomínio da felicidade. Apesar da maioria se sentir feliz com a gravidez, os adolescentes enfrentaram uma série de dificuldades, ao se tornarem pais, com novas funções, responsabilidades e sociabilidades, envolvendo mudanças nos projetos pessoais, em busca de melhoria da renda para o sustento familiar. Conclui-se que, em função do contexto e interações, o jovem pai transita preferencialmente no espaço público, configurado na pessoa do “pai provedor”, com menor participação no cotidiano familiar e cuidado dos filhos, reforçando os papéis estereotipados de gênero, veiculados através da cultura.