Navegando por Autor "Santana, Monique da Silva"
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Item Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis(Revista Contemporânea de Contabilidade, 2017-09) Rodrigues, Daniele Silva; Santos, Nálbia de Araújo; Santana, Monique da Silva; Lemes, Ana Paula MoreiraEste estudo faz uma análise do desempenho acadêmico alcançado pelos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), nas edições de 2006, 2009 e 2012, com o objetivo de verificar se existem diferenças significativas de desempenho acadêmico entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das IES. O teste não paramétrico de Kruskal-Wallis foi utilizado para verificar se existem diferenças significativas das médias da nota geral, das notas dos componentes de formação geral e de conhecimento específico entre os estratos sociais. Os resultados apontam que, de modo geral, existem diferenças significativas em todas as médias obtidas pelos discentes concluintes nas edições do Enade de 2006, 2009 e 2012 no que se referem ao sexo declarado, ao nível socioeconômico e nas variáveis que designam as característica.Item Endividamento público em municípios de Minas Gerais: uma análise de dados em painel(Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-23) Santana, Monique da Silva; Faroni, Walmer; http://lattes.cnpq.br/2054339001816286O endividamento público, se bem administrado, permite ampliar o bem-estar da sociedade e o bom funcionamento da economia. É ferramenta importante para garantir níveis equilibrados de investimentos e serviços à sociedade. Para isso, a gestão fiscal dos entes da federação deve estar sempre pautada no equilíbrio orçamentário, a fim de evitar a geração de déficits e dívidas públicas. No entanto, a partir da década de 80 o endividamento passou a atuar como estrangulador das finanças públicas, agravado pelo desequilíbrio fiscal decorrente da descentralização fiscal instaurada no Brasil. O endividamento público é tema de relevância nacional, tanto no âmbito federal como no âmbito subnacional, visto que as consequências de um endividamento desmedido afetam a estabilidade econômica e a possibilidade de crescimento do país como um todo. Diante disso, este trabalho teve como objetivo verificar a relação entre indicadores financeiros com o grau de endividamento dos municípios de Minas Gerais. Em 2015, o Estado apresentou desequilíbrio fiscal segundo pesquisa realizada pelo Tesouro Nacional, e em 2016 declarou calamidade pública no âmbito financeiro. Foram coletados informações nas bases de dados do Finbra e do IMRS/FJP, compreendendo o período de 2005 a 2013. Os municípios mineiros foram classificados quanto ao porte populacional (gerando 6 estratos com base nas faixas populacionais proposta pelo IBGE) e quanto grau de endividamento (não endividado, baixo, médio e alto). Para análise dos dados, utilizou-se da técnica de dados em painel com estimação em efeitos fixos. Os resultados indicam uma tendência de aumento do grau de endividamento dos municípios mineiros analisados. No entanto, ainda assim os municípios estão bem abaixo do limite de 1,2 (DCL/RCL) estabelecido pelo Senado Federal. Fato este que reforça a hipótese de que o limite fixado arbitrariamente ignora disparidades (como por exemplo, capacidade de geração de receita e tamanho populacional) entre os grandes e pequenos municípios. Assim, fica evidente a necessidade de alteração do limite de endividamento público dos municípios. Ainda, os resultados apontaram que as variáveis de estrutura de receitas: participação da receita tributária, participação na receita de capital, participação na receita do FPM, participação na cota-parte do ICMS e participação nas transferências voluntárias afetam negativamente o grau de endividamento dos municípios mineiros. Já as variáveis de estrutura de gastos: gastos com pessoal e despesas com investimentos afetaram positivamente o endividamento dos municípios analisados. O gasto com pessoal foi o indicador que mais afetou o grau de endividamento dos municípios, ou seja, essa variável possui forte influência no nível de endividamento do município. Além dessas variáveis, o indicador endividamento defasado também apresentou relação positiva e significativa com o endividamento municipal. Quanto ao tamanho dos municípios, por meio das dummies foi possível observar que o porte populacional possui relação significativa com o endividamento, municípios de maior porte são mais propensos ao endividamento. Presume-se que isso ocorra por maior pressão da sociedade por serviços e novos investimentos, além da maior facilidade desses municípios em contrair empréstimos no mercado financeiro. Conclui-se, o endividamento público é tema preocupante e considerado um dos principais problemas macroeconômicos enfrentados pelo país, no entanto, quando se analisa a esfera municipal o endividamento se torna mais agravante em municípios de médio à grande porte.Item Growth or retraction: what tendencies do indices for vacancy offer, registrations and number of graduates in Brazilian Accounting Science programs expose(Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 2015-01-26) Rodrigues, Daniele Silva; Santos, Nálbia de Araújo; Santana, Monique da SilvaThis study aims to identify possible tendencies from offered vacancy indices, registrations and number of graduates in the field of Accounting Science, both in presential and distance education, from 1995 to 2012. Expansion policies and the increasing access of the Brazilian Higher Education System (“Sistema de Educação Superior”) (SES), institutionalized by the government, are considered as a context to understand these tendencies. The main data sources used were micro data from the Higher Education Census (“Censo de Educação Superior”) (CES) from 1995 to 2012. This study carried out descriptive and analytical procedures in a trending movement for these indices from 1995 to 2012. The results suggest that the growth in the offer of vacancies was expressive throughout the period. This movement was not followed in the same rate by the number of interested candidates to compete for a position in the Accounting Science program. There is an oversupply on offers for vacancies with a rising tendency in private institutions. The evolution in the registration rate in distant education courses (“Cursos de Educação à Distância”) (EAD) is inconstant. There is a concentration of enrolled students at a lower number in Higher Education Institutions (“Instituições de Ensino Superior”) (IES) of a public nature, in contrast with the pulverized distribution on registrations among a higher number of private IES. The completion rate in Accounting Science presents high and low alternate periods for the presential modality. However, there is evidence on high evasion and/or retention index. The course assessment tools indicate possible problems in the offering of the education service and deficiencies regarding the under graduation of students in Accounting Science.