Navegando por Autor "Ribeiro, Lucas Mota"
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Item Consumo de álcool e a influência do exercício físico na atividade enzimática de ratos wistar(Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2016-01) Righi, Thamires; Carvalho, Camilo Amaro de; Ribeiro, Lucas Mota; Cunha, Daise Nunes Queiroz da; Paiva, Ana Carolina Silva; Natali, Antônio José; Pereira, Eveline Torres; Lima, Luciana MoreiraBiomarcadores vem sendo utilizados para monitorar o uso do álcool e, atualmente, os mais sensíveis e específicos são enzimas hepáticas, por exemplo, gama glutamiltransferase (GGT), alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST) e fosfatase alcalina (ALP). Verificar, a partir da experimentação animal, as alterações provocadas pelo uso de álcool e pela prática de atividade física nas enzimas hepáticas e pancreáticas. Vinte e quatro ratos da linhagem Wistar foram distribuídos aleatoriamente em grupos experimentais, alojados em gaiolas com ambiente controlado, divididos de acordo com os tratamentos recebidos. No tratamento inicial, foi administrado álcool aos grupos álcool sedentário (AS) e álcool exercitado (AE) e, ao final da quarta semana, iniciou-se o programa de treinamento físico em esteira com os grupos AE e controle exercitado (CE). A coleta de sangue foi realizada por punção cardíaca ao final de cada experimento. Na análise estatística, utilizou-se teste de análise de variância (ANOVA) seguido de teste de Tukey e teste de Kruskal-Wallis. O grupo AS apresentou valores significativamente mais elevados de ALT e ALP quando comparado aos grupos CE e AE, respectivamente. Não foram observadas diferenças significativas entre os quatro grupos estudados para os parâmetros AST, GGT e amilase.A associação entre consumo de álcool e sedentarismo aumentou a liberação das enzimas ALT e ALP em ratos Wistar; a prática de exercício físico aeróbico após abstinência alcoólica evitou o aumento da liberação de ALP no plasma desses animais.Item O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência(Revista Brasileira de Educação Médica, 2010-11-19) Dias, Cristina Maria Ganns Chaves; Siqueira, Marcello Rebello Lignani; Lessa, Leticia Peixoto; Moreira, Tiago Stanley; Freitas, Rafaela Teixeira; Sousa, Bruno Ivanovinsky Costa de; Bernini, Alesson Filipi; Mendonça, Bianca Gazolla; Oliveira, Felipe Alves de; Moreira, Larissa Beatriz do Carmo; Ribeiro, Lucas Mota; Nogueira, Lucianne Thais Alves; Maia, Polyana Mendes; Sales, Samuel de Souza; Ferreira, Mariana; Junqueira, Tulio da Silva; Cotta, Rosangela Minardi MitreComo parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência.