Navegando por Autor "Mariano, Gabriela"
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Item Vivência e trabalho: percepção de profissionais de ensino em medicina e enfermagem de uma universidade pública mineira que atuaram durante a pandemia da COVID-19(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-20) Mariano, Gabriela; Henriques, Bruno David; http://lattes.cnpq.br/4002636027605520A pandemia da Covid-19 ocasionou mudanças drásticas na rotina da população de maneira global. Tanto devido à velocidade de propagação e infecção, tanto pelas transformações nas condições de trabalho, no convívio social, nas condições física e emocional das pessoas, principalmente devido ao distanciamento e isolamento. Para os profissionais de saúde que permaneceram em atividade os riscos foram ainda maiores. Desta maneira, o presente estudo buscará compreender a percepção de servidores públicos de uma instituição federal de ensino que atuam na formação superior em medicina e enfermagem acerca da saúde mental e do processo de trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19. Pesquisa com abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com 15 participantes, selecionados, de maneira intencional, com o critério de serem servidores que estiveram na linha de frente de combate à pandemia por Covid-19 na cooperação entre a universidade e a gestão municipal; seja desenvolvendo atividades na Unidade Covid-19, no serviço de telessaúde ou na vacinação. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin, apoiada pelo uso do Software Iramuteq. Foram entrevistados 2 profissionais do sexo masculino e 13 do sexo feminino, com faixa etária acima de 25 anos, docentes em enfermagem e medicina, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Identificou-se que a grande maioria dos voluntários, 67%, trabalha na instituição há mais de 11 anos. Durante a pandemia 40% dos participantes relataram trabalhar entre 31 e 40 horas semanais e outros 40% realizaram entre 21 e 30 horas de atividades laborais. Apenas um dos participantes afirmou não ter se sentido bem paramentado durante a jornada e nem bem-informado em relação ao desenvolvimento do cenário pandêmico. As falas analisadas apontaram para duas categorias e seis subcategorias temáticas principais: 1) Sentimento em relação ao deslocamento momentâneo da função e 2) Compreensão sobre postura institucional para que as atividades acontecessem. O estudo aponta que o papel da instituição nas ações de enfrentamento à pandemia foi um importante modificador do panorama da cidade. Reflexões sobre outras realidades de trabalho durante a pandemia somadas à dedicação ao cuidado do outro, além do fato de que as ações institucionais se motivavam em ciência e em conhecimento científico, possibilitou entender os motivos pelos quais, apesar de se sentirem vulneráveis emocionalmente, os servidores se sentiram satisfeitos em participar das atividades assistenciais. Além disso, foi possível levantar questões que impulsionaram novos sentidos e interpretações acerca do trabalho, da saúde mental do profissional e da importância da integração de ensino com o serviço em tempos de crise, como foi a vivenciada com a pandemia de Covid-19. Palavras chaves: Sentidos do Trabalho. Saúde Mental. Covid-19. Servidores de Ensino em Saúde. Universidade Pública.