Navegando por Autor "Ladeira, Josimar dos Santos"
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Item Abelhas sem ferrão: educação para conservação – interação ensino-pesquisa-extensão voltada para o ensino fundamental(Revistal Brasileira de Extensão Universitária, 2016-09-16) Tavares, Mara Garcia; Araujo, João Marcos de; Santana, Weyder Cristiano; Elizeu, Arthur Mayrink; Silva, Lucas de Amaral; Ladeira, Josimar dos Santos; Rubinger, Mayura Marques Magalhães; Campos, Lúcio Antônio Oliveira; Lino Neto, JoséO projeto de extensão universitária em interface com a pesquisa “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” foi elaborado a partir dos conhecimentos gerados com pesquisas com abelhas nativas, com a missão de enriquecer o processo pedagógico, socializar o saber e possibilitar meios para a interação com a comunidade. O presente artigo relata a experiência vivida por alunos de três escolas da rede pública de Viçosa (MG). As atividades desenvolvidas foram: trilhas para localização de ninhos de abelhas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e no entorno das escolas, visita ao Apiário Central da UFV, oficinas, palestras, minicurso e acompanhamento de duas colônias de abelhas sem ferrão instaladas nas escolas. Os alunos também apresentaram os resultados de suas atividades nas escolas e na Feira do Conhecimento de Viçosa. Após análise dos questionários avaliativos utilizados, verificou-se que o desconhecimento inicial dos participantes sobre as abelhas brasileiras deu lugar a um considerável volume de novas informações e interesses sobre o tema. Além dos alunos, as professoras de Ciências das escolas participaram ativamente das atividades e consideraram que, além de propiciar oportunidades de aprendizagem para os estudantes, o projeto enriqueceu seus conhecimentos e estreitou as relações entre a comunidade escolar e a UFV. O projeto constituiu, ainda, excelente oportunidade de formação para pós-graduandos e graduandos. Como base nas trocas de experiências que ocorreram, verificou-se que a utilização de atividades não formais de educação é muito importante para um ensino mais eficiente.