Navegando por Autor "Arantes, Anajá de Oliveira"
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Item A construção social dos mercados do Queijo Canastra(Universidade Federal de Viçosa, 2018-06-29) Arantes, Anajá de Oliveira; Freitas, Alair Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/7646568975440603Alterações nos padrões de mercado e o aumento da rigidez dos aparatos de regulação a partir da década de 90 influenciaram dinâmicas localizadas de produção e comercialização de alimentos tradicionais. No entanto, certas formas de produzir e vender os produtos se mantiveram resilientes frente a essas transformações. Os mercados então, se projetam como ambientes heterogêneos que convivem com noções socialmente construídas e instituídas, mas também tem adquirido nova roupagem a partir da reorganização social. O trabalho, portanto, se debruçou em compreender a construção social dos mercados do queijo artesanal da região da Canastra, tendo como foco o município de São Roque de Minas. Buscou-se descrever e analisar dinâmicas relacionais que possibilitaram construir e modificar dispositivos institucionais, alterando assim a conformação dos mercados locais. Para isso, ancorou-se em uma pesquisa qualitativa que permitiu o contato com cerca de vinte e cinco atores do presente município, dentre produtores e produtoras, queijeiros e atores vinculados à assessoria técnica. Como alicerce teórico, recorreu-se a sociologia econômica e a teorias institucionalistas que possibilitaram reposicionar os atores no centro das análises. Pesquisas com esse cunho teórico têm sido amplamente utilizadas para compreender processos de construção social de mercados em vários âmbitos da agricultura familiar e são significativas, pois possibilitam fortalecer bases teóricas que fujam de análises deterministas e que colocam os atores como átomos isolados. Pôde-se compreender que a comercialização tradicional, mediada por queijeiros locais, é a principal forma de escoamento dos queijos, e estes atores desempenham um papel fundamental por suprirem um buraco estrutural conectando a produção e o consumo. No entanto, os queijeiros assumem uma posição hierárquica que lhes possibilitam se beneficiar de uma posição de corretagem, fazendo com que produtores tenham menor poder de negociação. Por outro lado, um novo mercado pautado por atributos regionais tem se conformado, e permitido a produtores a ele vinculados extrapolarem suas redes individuais através de uma associação. Com a entrada desse novo ator, novas institucionalidades são colocadas e disputadas no plano local.