Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/4166
Tipo: | Dissertação |
Título: | As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Continuada: uma análise do Projeto FODEPAL/UFV para os países africanos lusófonos |
Título(s) alternativo(s): | Information and communication technology in continuing education: an analysis of FODEPAL/UFV Project for Portuguese speaking African countries |
Autor(es): | Rubio, José Aurélio Vazquez |
Primeiro Orientador: | Ferreira Neto, José Ambrosio |
Primeiro avaliador: | Passos, Frederico José Vieira |
Segundo avaliador: | Fiúza, Ana Louise de Carvalho |
Abstract: | O presente estudo objetivou analisar a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e materiais didáticos utilizados para a mediatização dos conteúdos pedagógicos, como também, as estratégias de interação entre professores, tutores e alunos utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem propostos nos cursos de educação continuada aos países africanos lusófonos, pela avaliação dos participantes do Projeto FODEPAL/UFV. A estrutura do trabalho se dá inicialmente pela definição dos aportes teórico-metodológicos, ou seja, a contextualização da educação a distância (EaD) na educação continuada dos países em desenvolvimento, seguida das definições para os temas que servem de base para esta pesquisa. Adotamos como perspectiva de trabalho o desenvolvimento de uma pesquisa descritiva, utilizando-se o método censo, com utilização da internet para coleta de dados por meio de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados sob a perspectiva da avaliação de processo segundo a técnica de análise de conteúdo. O objeto de pesquisa constitui-se no Projeto FODEPAL/UFV oferecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) para capacitação de profissionais de países africanos lusófonos. Os sujeitos pesquisados foram alunos, professores e tutores que atuaram neste projeto. Pela análise dos dados levantados e entrevistas realizadas, constatou-se que a utilização das TICs na modalidade de EaD on-line, apresenta-se como importante instrumento para as demandas por formação continuada dos países africanos lusófonos, principalmente a dedicada ao público adulto, entretanto, podem ser utilizadas de maneira mais efetiva se as condições das infraestruturas de telecomunicações estejam melhor disponibilizadas e fundamentadas por um projeto político-pedagógico adequado as realidades daqueles países. The objective of this study was to analyze the contribution of Information and CommunicationTechnologies (ICTs) and materials used for the mediation of educational content as well as the strategies of interaction between teachers, tutors and students used in the teaching-learning courses offered in continuing education courses to Lusophone African countries by assessing participants of the FODEPAL/UFV project. The structure of the work is given initially by defining the theoretical-methodological basis, i.e. the context of distance education(DE) in continuing educationin developing countries, followed by the settings for the themes that are the basis of this research. We adopt the development of a descriptive research as perspective of the work, by using the census method, using the internet to collect data through questionnaires and semi-structured interviews. Data were analyzed from the perspective of the evaluation process using the technique of content analysis. The object of research is the FODEPAL/UFV project offered by the Federal University of Viçosa (UFV) for training professionals from Portuguese speaking African countries. Study subjects were students, teachers and tutors who worked on this project. By analyzingthe data collectedand interviews conducted, it was found that the use of ICT in distance education online mode presents. It self as an important tool for the demands for continued training of Lusophone African countries, mainly dedicated to the adult audience, however it can be used more effectively if the conditions of the telecommunications infrastructure are better available and substantiated by aproper political-pedagogical project to there alities of those countries. |
Palavras-chave: | Educação a distância Tecnologias de informação e comunicação Educação continuada Projeto FODEPAL/UFV Distance education Information and communication technology Continuing Education FODEPAL/UFV project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Sigla da Instituição: | UFV |
Departamento: | Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento |
Citação: | RUBIO, José Aurélio Vazquez. Information and communication technology in continuing education: an analysis of FODEPAL/UFV Project for Portuguese speaking African countries. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/4166 |
Data do documento: | 9-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Extensão Rural |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto completo.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.