Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRubio, José Aurélio Vazquez
dc.date.accessioned2015-03-26T13:33:49Z-
dc.date.available2013-03-27
dc.date.available2015-03-26T13:33:49Z-
dc.date.issued2012-07-09
dc.identifier.citationRUBIO, José Aurélio Vazquez. Information and communication technology in continuing education: an analysis of FODEPAL/UFV Project for Portuguese speaking African countries. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/4166-
dc.description.abstractO presente estudo objetivou analisar a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e materiais didáticos utilizados para a mediatização dos conteúdos pedagógicos, como também, as estratégias de interação entre professores, tutores e alunos utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem propostos nos cursos de educação continuada aos países africanos lusófonos, pela avaliação dos participantes do Projeto FODEPAL/UFV. A estrutura do trabalho se dá inicialmente pela definição dos aportes teórico-metodológicos, ou seja, a contextualização da educação a distância (EaD) na educação continuada dos países em desenvolvimento, seguida das definições para os temas que servem de base para esta pesquisa. Adotamos como perspectiva de trabalho o desenvolvimento de uma pesquisa descritiva, utilizando-se o método censo, com utilização da internet para coleta de dados por meio de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados sob a perspectiva da avaliação de processo segundo a técnica de análise de conteúdo. O objeto de pesquisa constitui-se no Projeto FODEPAL/UFV oferecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) para capacitação de profissionais de países africanos lusófonos. Os sujeitos pesquisados foram alunos, professores e tutores que atuaram neste projeto. Pela análise dos dados levantados e entrevistas realizadas, constatou-se que a utilização das TICs na modalidade de EaD on-line, apresenta-se como importante instrumento para as demandas por formação continuada dos países africanos lusófonos, principalmente a dedicada ao público adulto, entretanto, podem ser utilizadas de maneira mais efetiva se as condições das infraestruturas de telecomunicações estejam melhor disponibilizadas e fundamentadas por um projeto político-pedagógico adequado as realidades daqueles países.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the contribution of Information and CommunicationTechnologies (ICTs) and materials used for the mediation of educational content as well as the strategies of interaction between teachers, tutors and students used in the teaching-learning courses offered in continuing education courses to Lusophone African countries by assessing participants of the FODEPAL/UFV project. The structure of the work is given initially by defining the theoretical-methodological basis, i.e. the context of distance education(DE) in continuing educationin developing countries, followed by the settings for the themes that are the basis of this research. We adopt the development of a descriptive research as perspective of the work, by using the census method, using the internet to collect data through questionnaires and semi-structured interviews. Data were analyzed from the perspective of the evaluation process using the technique of content analysis. The object of research is the FODEPAL/UFV project offered by the Federal University of Viçosa (UFV) for training professionals from Portuguese speaking African countries. Study subjects were students, teachers and tutors who worked on this project. By analyzingthe data collectedand interviews conducted, it was found that the use of ICT in distance education online mode presents. It self as an important tool for the demands for continued training of Lusophone African countries, mainly dedicated to the adult audience, however it can be used more effectively if the conditions of the telecommunications infrastructure are better available and substantiated by aproper political-pedagogical project to there alities of those countries.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectProjeto FODEPAL/UFVpor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectFODEPAL/UFV projecteng
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Continuada: uma análise do Projeto FODEPAL/UFV para os países africanos lusófonospor
dc.title.alternativeInformation and communication technology in continuing education: an analysis of FODEPAL/UFV Project for Portuguese speaking African countrieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5747726752192648por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInstituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimentopor
dc.publisher.programMestrado em Extensão Ruralpor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.contributor.advisor1Ferreira Neto, José Ambrosio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723804D6por
dc.contributor.referee1Passos, Frederico José Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781218J9por
dc.contributor.referee2Fiúza, Ana Louise de Carvalho
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796571E6por
Aparece nas coleções:Extensão Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.