Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28816
Tipo: Dissertação
Título: As vendas por catálogo pelas mulheres de Viçosa/MG: um estudo sobre a visibilidade do trabalho feminino e seus reflexos na qualidade de vida das famílias
Catalog sales by women from Viçosa/MG: a study on the visibility of female work and its effects on the quality of life of families
Autor(es): Henao Montoya, Deysy Yuliana
Abstract: O trabalho vem passando por transformações que o tornam cada vez mais flexível, deteriorando suas condições de realização. Muitas vezes, nesse mercado de trabalho, existem cada vez mais atividades que estão fora das empresas, mas seguem fazendo parte do processo de acumulação capitalista e de uma estrutura patriarcal, só que de forma informal e, muitas vezes, sem reconhecimento social, legal, econômico ou espacial, gerando condições de invisibilidade e exploração do trabalho, como se pressupõe ser o trabalho de vendas por catálogo ou venda direta de produtos de beleza, casa e limpeza, trabalho, que é promovido por empresas multinacionais, que deixam a responsabilidade do canal de marketing e o risco financeiro da operação comercial de venda nas mulheres. Essas características, a partir da leitura empírica, evidencia uma relação de exploração, principalmente para as mulheres, com reflexões sobre qualidade de vida delas e das famílias. Considerando o exposto, as perguntas que foram respondidas com esta pesquisa foram: Quais são os mecanismos socioculturais, sociolegais e socioespaciais que configuram as vendas por catálogo de produtos de beleza, casa e limpeza? Este tipo de trabalho realizado por mulheres, que desenvolvem dita atividade para a empresa, em alguns municípios de Minas Gerais/Brasil, se configura como invisível? Quais são seus reflexos na qualidade de vida das famílias das mulheres? Nesse contexto, objetivou-se analisar o significado, razões, motivações, características, condições, mecanismos e influências do trabalho vinculado às vendas por catálogo, realizado por mulheres, que desenvolvem esta atividade para as empresas que utilizam esta modalidade de comercialização, examinando se configura como um trabalho invisível e quais seus reflexos na qualidade de vida das famílias. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, teve como marco teórico elementos das discussões de gênero, sociologia do trabalho e qualidade de vida, baseando-se, fundamentalmente, em autores, como Marx (2017), Hatton (2017), Tavares (2004) e Maslow (1970). Em termos dos instrumentos e técnicas de pesquisa, foi feito uso da pesquisa bibliográfica, midiática e documental, conjugada com entrevistas junto às mulheres de Viçosa/MG, inseridas nas atividades de vendas por catálogo, cujos dados foram analisados pela estatística descritiva e textual, por meio dos softwares Iramuteq e PSPP. Os resultados indicaram que o trabalho de venda pelo catálogo pode ser visto como uma atividade que as mulheres desenvolvem, geralmente, com gosto e satisfação, afetando, fundamentalmente, de forma positiva, a sua qualidade de vida pessoal e familiar, principalmente, por seus mecanismos socioculturais; mas que, em função de seu desenvolvimento sociolegal e socioespacial, se traduz em uma atividade informal invisível, que explora o trabalho das mulheres. Palavras-Chave: Mulheres. Venda por catálogo. Trabalho Invisível. Qualidade de vida.
The work has been undergoing transformations that make it increasingly flexible, deteriorating its performance conditions. Often, in this labor market, there are more and more activities that are outside the companies, but they continue to be part of the process of capitalist accumulation and a patriarchal structure, only informally and often without social, legal, economic or spatial recognition, generating conditions of invisibility and exploitation of work, as it is assumed to be the work of catalog sales or direct sales of beauty, home and cleaning products, work that is promoted by multinational companies, which leave the responsibility of the marketing channel and the financial risk of the commercial operation of sale in women. These characteristics, from the empirical reading, show an exploitative relationship, especially for women, with reflections on their and their families' quality of life. Considering the above, the questions that were answered with this research were: What are the sociocultural, sociolegal and sociospatial mechanisms that shape the catalog sales of beauty, home and cleaning products? This type of work carried out by women, who carry out this activity for the company, in some municipalities of Minas Gerais/Brazil, is configured as invisible? What are its effects on the quality of life of women's families? In this context, the objective was to analyze to analyze the meaning, reasons, motivations, characteristics, conditions, mechanisms and influences of the work linked to catalog sales, performed by women, who develop this activity for companies that use this modality of marketing, examining whether it is an invisible work and what are its impact on the quality of life of families. The research, of a quali-quantitative nature, had asa theoretical framework elements from the discussions of gender, sociology of work and quality of life, based, fundamentally, on authors such as Marx (2017), Hatton (2017), Tavares (2004).) and Maslow (1970). In terms of research instruments and techniques, bibliographic, media and documental research was used, combined with interviews with women from Viçosa/MG, inserted in catalog sales activities, whose data were analyzed by descriptive and textual statistics, using Iramuteq and PSPP software. The results indicated that the work of selling through the catalog can be seen as an activity that women generally develop with pleasure and satisfaction, fundamentally affecting, in a positive way, their personal and family quality of life, mainly because of its sociocultural mechanisms; but that, due to its socio-legal and socio-spatial development,it translates into an invisible informal activity that exploits women's work. Keywords: Women. Catalog sales. Invisible work. Quality of life.
Palavras-chave: Mulheres - Emprego - Condições sociais
Venda direta
Trabalho informal
Trabalho e família
Qualidade de vida
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia Doméstica
Citação: HENAO MONTOYA, Deysy Yuliana. As vendas por catálogo pelas mulheres de Viçosa/MG: um estudo sobre a visibilidade do trabalho feminino e seus reflexos na qualidade de vida das famílias. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28816
Data do documento: 24-Jun-2021
Aparece nas coleções:Economia Doméstica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.