Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28315
Tipo: Dissertação
Título: Análise discursivo-crítica dos relatos de homens trans em práticas socioescolares de Viçosa-MG
Critical discursive analysis of trans men's reports in socio-school practices in Viçosa-MG
Autor(es): Ribeiro, Samuel de Sá
Abstract: Esta pesquisa discursiva-etnográfica-crítica e transformacional objetivou analisar os relatos de si produzidos por quatro homens trans estudantes do ensino médio de duas escolas públicas estaduais da cidade de Viçosa-MG. Também foi do nosso interesse investigar os discursos produzidos por profissionais da educação, analisando as representações e as identificações que produziram acerca dos conhecimentos acerca de gêneros sociais, de sexualidades e da transgeneridade. Para gerar os relatos dos estudantes colaboradores deste estudo, realizamos entrevistas individuais semiestruturadas. Já para obter os discursos de professores/as, supervisoras e diretora, também colaboradores/as, utilizamos diálogos em grupos focais (BACKES et al., 2011; DUARTE, 2002). Como base teórica e metodológica, operacionalizamos com categorias linguístico-discursivas da Análise do Discurso Textualmente Orientada (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001 [1992]); FAIRCLOUGH, 2003), considerando, também, o Sistema de Avaliatividade (WHITE, 2004). Nas explanações críticas, articulamos nossos dados linguísticos aos Estudos de Gênero (BUTLER, 2003, 2015, 2016, 2017; BENTO, 2017; CONNELL, 2016; LOURO, 2000, 2012, 2014; MISKOLCI, 2014; PRECIADO, 2017; PONTES; SILVA, 2017) e aos estudos específicos acerca das Masculinidades Plurais (ALMEIDA, 2012; ÁVILA, 2014; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; NERY, 2014). As análises dos relatos foram organizadas por temas e nos evidenciaram avaliações positivas e negativas da vida escolar. Percebemos, então, não só a insegurança das vidas transmasculinas em cenas de interpelações de violências simbólicas e físicas produzidas nas relações sociais estabelecidas entre os estudantes, colegas da escola, membros familiares e equipe de profissionais da educação, mas, também, identificamos acolhimento no espaço escolar. Os efeitos da rearticulação das ordens discursivas religiosa, conservadora e pró-escola sem partido foram analisados. Por fim, discutimos o modo como os estudantes trans experienciaram materialmente a vida escolar. Assim, avançando na perspectiva do raciocínio dialético faircloughiano, de modo enagajado em ações que incentivem mudanças sociais, oferecemos um minicurso de formação continuada sobre os temas gêneros e sexualidades para professores/as das duas escolas, onde realizamos nossa pesquisa discursiva- etnográfica, com o intuito de potencializar práticas emancipatórias e acolhedoras das diferenças nessas instituições de ensino (FAIRCLOUGH, 2019). Palavras-chave: Análise de Discurso Crítica. Homens trans. Escola.
This discursive-ethnographic-critical and transformational research aimed to analyze self- reports produced by four high school trans men, students from two state public schools located in Viçosa, Minas Gerais state, Brazil. It was also intended to investigate the discourses produced by education professionals, analyzing the representations and the identifications they produced about the ontological knowledge of social genres, sexualities and transgenderedness. In order to generate the reports from the students who collaborated for this study, we conducted individual semi-structured interviews. Besides that, in order to obtain teachers ́, supervisors ́, the principal ́s and also other collaborators ́ speeches, we used dialogues in focus groups (BACKES, et al., 2011; DUARTE, 2002). As a theoretical and methodological basis, we worked with linguistic-discursive categories of Textually Oriented Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001 [1992]); FAIRCLOUGH, 2003), also considering the Evaluative System (WHITE, 2004). In the critical explanations, we articulated our linguistic data to Gender Studies (BENTO, 2017; BUTLER, 2003, 2015, 2016, 2017; CONNELL, 2016; LOURO, 2000, 2012, 2014; MISKOLCI, 2014; PRECIADO, 2017; PONTES; SILVA, 2017) and specific studies about Plural Masculinities (ALMEIDA, 2012; ÁVILA, 2014; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; NERY, 2014). The reports analyzes were organized in topics and showed us a positive and a negative evaluations of school life. We realized, then, not only the ontological insecurity of transmasculinities in scenes of interpellations of symbolic and physical violence produced in the social relations established between students, schoolmates, family members and the team of education professionals, but also, we identified welcoming behaviors in the school space. The effects of the re-articulation of religious, conservative, and pro-school discourse orders without a party were analyzed. Finally, we discussed how the trans students mentioned experience school life materially. Thus, advancing in the perspective of faircloughian dialectical reasoning in a manner that is enmeshed in actions that encourage social changes, we offer a mini-course of continuing education on the themes of gender and sexuality to teachers from the two schools where we conducted this discursive-ethnographic research in order to enhance emancipatory and welcoming practices of differences in these educational institutions (FAIRCLOUGH, 2019). Keywords: Critical Discourse Analysis. Transgender men. School.
Palavras-chave: Análise crítica do discurso
Pessoas transgênero - Identidade
Escolas
CNPq: Lingüística
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: RIBEIRO, Samuel de Sá. Análise discursivo-crítica dos relatos de homens trans em práticas socioescolares de Viçosa-MG. 2020. 238 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28315
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.