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Tipo: Dissertação
Título: Transtorno mental comum e predição para transtorno de ansiedade em docentes de uma universidade pública
Common mental disorder and prediction for anxiety disorder in teachers of a public university
Autor(es): Carmo, Gian Batista
Abstract: Este estudo teve por objetivo identificar a prevalência transtorno mental comum (TMC) e predição para transtorno de ansiedade em docentes e associa-las à variáveis sociodemográficas e ocupacionais. Trata-se de um estudo transversal realizado com 180 docentes de uma universidade pública de Minas Gerais. O instrumento utilizado para avaliação de TMC e predisposição para transtorno de ansiedade foram, respectivamente, o Self-Reporting Questionnaire - SRQ-20 e o Inventário de Ansiedade de Beck – BAI. As variáveis sociodemográficas coletadas foram idade, sexo, raça/cor. As variáveis ocupacionais foram área de conhecimento, atuação na pós-graduação, ocupa cargo administrativo e realiza acompanhamento psicológico. A prevalência de TMC foi de 35,6%, sendo maior em docentes jovens, do sexo feminino, da cor preto, pardo ou outros, da área de ciências humanas, que ocupam cargos administrativos, que não atuam na pós-graduação e que realizam acompanhamento psicológico. Observou-se relação significante na associação de TMC com as variáveis atuar na pós-graduação e realizar acompanhamento psicológico, com p=0,035 e 0,001 respectivamente. Os TMC mais prevalentes foram “sente-se nervoso (a), tenso (a) ou preocupado (a)” com 68,3%, “dorme mal” com 49,4%, “se cansa com facilidade” com 46,7% e “encontra dificuldades para realizar com satisfação suas atividades diárias” com 41,1%. A prevalência de predição para transtorno de ansiedade foi de 37,2%, sendo as maiores prevalências encontradas em docentes com 60 anos ou mais, da cor/raça branca, da área de conhecimento de ciências humanas, que ocupam cargo administrativo, que não atuam na pós-graduação e que fazem acompanhamento psicológico. Os sintomas mais prevalentes foram “nervoso”, “incapaz de relaxar”, “sensação de calor” e “indigestão e desconforto no abdômen”. As prevalências de TMC e predição para transtorno de ansiedade foram elevadas entre os docentes estudados, indicando a necessidade de intervenções que promovam a saúde mental dessa categoria de trabalhadores, no contexto da saúde do trabalhador. Palavras–chave: Docentes. Transtornos mentais. Ansiedade. Universidades.
This study aims to identify the prevalence of common mental disorder (CMD) and it aims to analyze the prediction for anxiety disorder in university Teachers and its association with sociodemographic and occupational variables. It is a cross-sectional study of 180 university teachers from a public university in Minas Gerais. The instrument used to assess CMD and predisposition to anxiety disorder were the Self- Reporting Questionnaire - SRQ-20 and the Beck Anxiety Inventory – BAI, respectively. The sociodemographic variables collected were age, gender, race / skin color. The occupational variables were area of knowledge, performance in the post-graduation program, administrative position occupation, and psychological monitoring. The prevalence of CMD was 35.6%, being higher in young female university teachers, non- white, in the human sciences area, who hold administrative positions and does not work in the post-graduate course and performs psychological counseling. Significant relationship was observed in the association of CMD with the variables acting in the postgraduate course and performing psychological counseling, with p = 0.035 and 0.001, respectively. The most prevalent CMD were "feeling nervous, tense or worried" with 68.3%, " sleep badly " with 49.4%, "easily tired" with 46.7% % and "find it difficult to perform their daily activities with satisfaction" with 41.1%. The prevalence of prediction for anxiety disorder was 37.2%, with the highest prevalence found in university teachers aged 60 years or older, of the skin color / white race, in the area of knowledge of human sciences, who hold an administrative position, who does not work in postgraduate studies and who does psychological counseling. The most prevalent symptoms were "nervous", "unable to relax", " sensation of warmth " and "indigestion and discomfort in the abdomen". The prevalence of CMD and prediction for anxiety disorder was high among the university teachers studied, indicating the need for interventions which promote the mental health of this category of professionals, in the context of worker health. Keywords: Teacher. Mental disorder. Anxiety. University.
Palavras-chave: Doenças mentais
Ansiedade
Universidades e faculdades - Corpo Docente
CNPq: Saúde Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Ciências da Saúde
Citação: CARMO, Gian Batista. Transtorno mental comum e predição para transtorno de ansiedade em docentes de uma universidade pública. 2019.56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27423
Data do documento: 12-Jul-2019
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