Sabeti, MehranGonçalves, Edneia Soares2024-07-022024-07-022021-08-06GONÇALVES, Edneia Soares. Utilização do origami no ensino da geometria com recursos computacionais. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2021.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32342Este trabalho tem como objetivo apresentar aos graduandos em Licenciatura Matemática e aos professores de matemática do Ensino Fundamental e Médio o Origami como ferramenta para o ensino da Geometria. Para tanto, foram elaborados roteiros de aulas utilizando a técnica do Origami construindo as dobras a partir dos axiomas de Huzita-Hatori. Em seguida foi apresentada uma explicação analı́tica dos axiomas bem como os conceitos básicos da geometria plana utilizados no Origami. E por fim foi apresentado ao leitor uma possibilidade de ensino da Geometria utilizando o software Origami Editor 3D como facilitador na construção das dobras. Palavras-chave: Geometria. Origami. PossibilidadesThis work aims to present the Origami as a tool for teaching geometry to undergraduate students in Mathematics and to teachers in Mathematics in elementary and high school. To this end, lesson scripts were elaborated using the Origami technique building the folds from the axioms of Huzita-Hatori. Thus an analytical explanation of the axioms as well as the basic concepts of flat geometry used in Origami was presented. The reader was then presented with the possibility of teaching geometry using the Origami 3D Editor software as a facilitator in the construction of the folds. Keywords: Geometry. Origami. PossibilitiesporAcesso AbertoGeometriaRecursos tecnológicosOrigamiUtilização do origami no ensino da geometria com recursos computacionaisDissertaçãoMatemática Aplicada