Borges, EmílioSilva, Douglas Costa da2024-01-252024-01-252023-12-05SILVA, Douglas Costa da. Princípios de eletroquímica aplicados a sistemas de interesse biológico: uma proposta de ensino interdisciplinar envolvendo a química e a biologia. 2023. 208 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32063A eletroquímica é uma área da Química profundamente interdisciplinar, pois integra conceitos químicos e físicos para desenvolver seus próprios princípios. Além disso, ela desempenha um papel essencial em muitos processos biológicos, como a fotossíntese, a respiração celular e a transmissão de impulsos nervosos. Portanto, adquirir um sólido entendimento em eletroquímica não apenas enriquece nosso conhecimento nessa área, mas também amplia nossa compreensão dos processos biológicos.Este trabalho tem como objetivo criar um material didático que aborde a eletroquímica de forma interdisciplinar e explore os processos biológicos mencionados anteriormente sob a perspectiva dos conceitos eletroquímicos. O objetivo é a construção de um texto instrutivo inspirado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Este material é dividido em três capítulos conceituais e um quarto capítulo que inclui um guia para professores sobre como utilizá-lo em sala de aula. O primeiro capítulo, "Aspectos históricos da eletroquímica", destaca os eventos históricos mais relevantes relacionados ao desenvolvimento da eletroquímica. Isso é feito para evidenciar que a ciência é uma construção humana inseparável de seu contexto histórico. O segundo capítulo, por sua vez, intitulado "Conceitos fundamentais da eletroquímica”, apresenta os tópicos essenciais dessa área, criando uma base científica sobre o tema que seja acessível para estudantes de ensino médio/graduandos. A compreensão desse conteúdo pode ser aprofundada por meio da resolução de diversos problemas, estudos de casos e experimentação investigativa, apresentados ao longo do texto. Por fim, o terceiro capítulo, "Processos biológicos," explora alguns desses processos a partir de uma perspectiva contextualizada e utiliza ideias eletroquímicas para abordar temas relacionados à respiração celular, fotossíntese e transmissão de impulsos nervosos. Portanto, este material didático representa uma tentativa deabordagem interdisciplinar e contextualizada para além do ensino tradicional de eletroquímica, que muitas vezes se concentra exclusivamente em algumas aplicações tecnológicas, muitas vezes antigas. O texto aqui desenvolvido tenta destacara relevância da eletroquímica na vida cotidiana, o que pode enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes e promover uma compreensão mais profunda das interações entre a química e a biologia. Palavras-chave: eletroquímica, contextualização, interdisciplinaridadeElectrochemistry is a deeply interdisciplinary area of chemistry, as it integrates chemical and physical concepts to develop its own principles. Furthermore, it plays an essential role in many biological processes such as photosynthesis, cellular respiration, and nerve impulse transmission. Therefore, gaining a solid understanding of electrochemistry not only enriches our knowledge in this field but also broadens our understanding of biological processes. The aim of this work is to create educational material that addresses electrochemistry in an interdisciplinary manner and explores the aforementioned biological processes from the perspective of electrochemical concepts. The goal is to construct educational material within the framework of David Ausubel's theory of meaningful learning. This material is divided into three conceptual chapters and a fourth chapter that includes a guide for teachers on how to use it in the classroom. The first chapter, "Historical Aspects of Electrochemistry," highlights the most relevant historical events related to the development of electrochemistry. This is done to emphasize that science is a human construct inseparable from its historical context. The second chapter, titled "Fundamental Concepts of Electrochemistry," presents the essential concepts in this area, creating a scientific foundation on the subject that is accessible to high school/college students. Understanding these concepts can be deepened through solving various problems, case studies, and investigative experiments presented throughout the text. Finally, the third chapter, "Biological Processes," explores some of these processes from a contextualized perspective and uses electrochemical concepts to address topics related to cellular respiration, photosynthesis, and nerve impulse transmission. Therefore, this educational material represents an attempt at an interdisciplinary and contextual approach beyond traditional electrochemistry teaching, which often focuses exclusively on some technological applications, often of older origin. The text developed here seeks to highlight the relevance of electrochemistry in everyday life, which can enhance students' learning experience and promote a deeper understanding of the interactions between chemistry and biology. Keywords: electrochemistry, contextualization, interdisciplinarityporAcesso AbertoEletroquímica - Estudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoPrincípios de eletroquímica aplicados a sistemas de interesse biológico: uma proposta de ensino interdisciplinar envolvendo a química e a biologiaDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.783Físico-Química