2018-07-20

Registro de 173 espécies de mirídeos com associação de plantas e outros hábitos alimentares distribuídos em seis subfamílias e 16 tribos do Brasil. A lista de registros apresentada é uma revisão da literatura baseada no catálogo de Dr. R. T. Schuh, algumas outras fontes de literatura, dados de espécimes depositados na coleção da Universidade Federal de Viçosa, MG e espécimes de diferentes regiões do Brasil enviadas ao Museu Regional de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa. Esta dissertação apresenta, além dos dados do catálogo de Dr. Schuh, 120 novas referências sobre associações de plantas, presas e outros hábitos alimentares de mirídeos. São fornecidos os histogramas do número de famílias de plantas por tribo de mirídeos, número de tribos de mirídeos por famílias de planta, porcentagem das espécies de mirídeos pelo número de plantas associadas, número de espécies de mirídeos por família de planta associada, além de uma tabela apresentando espécies de mirídeos e seus hábitos alimentares ou associações com indivíduos não botânicos.
Record of 173 species of plant bugs with association of plants and other feeding habits distributed in six subfamilies and 16 tribes of Brazil. The list of records presented is a literature review based on the Dr. RT Schuh Catalog, some other sources of literature, specimen data deposited in the collection of the Universidade Federal de Viçosa, MG and specimens from different regions of Brazil sent to the Museu Regional de Entomologia of the Federal University of Viçosa. This article presents, in addition to Dr. Schuh's catalog data, 120 new references on associations of plants, prey and other feeding habits of plant bugs. The histograms of the number of families of plants by plant bugs tribe, number of plant bugs tribes by plant families, percentage of species of plant bugs by number of associated plants, number of plant bugs per family of associated plant, and a table presenting species of plant bugs and their food habits or associations with non botanic individuals.

Mirídeo, Mirídeo - Classificação, Insetos predadores

NOGUEIRA, Bárbara Cristina Félix. Mirídeos (Hemiptera: Miridae) no Brasil: fitofagia, predação e outras associações. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.