2022-07-20

Foram conduzidos dois ensaios para avaliação do valor nutritivo e do perfil fermentativo de silagens de capim-braquiária (Urochloa decumbens Stapf cv. Basilisk), adubado com nitrogênio ou consorciado com calopogônio (Calopogonium mucunoides), com ou sem o uso de inoculante microbiano. O experimento foi conduzido na Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão em Forragicultura (UEPE- Forragicultura) do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa- UFV, Campus de Viçosa. O experimento foi conduzido em esquema fatorial 4 × 2, sendo o capim-braquiária manejado sem aplicação de N (controle, 0N), adubado com 50 kg/ha de N (50N), adubado com 100 kg/ha de N (100N), e, em consórcio com calopogônio (LEG), com inoculante (CI) e sem inoculante (SI), no delineamento em blocos casualizados, com duas repetições de área e duas repetições de tratamento por bloco. Ensaio 2018 - O inoculante reduziu a concentração de ácido acético (AA) nas silagens do tratamento 100N (20,1 g kg -1 de MS para 12,8 g kg -1 de MS). A menor concentração de ácido butírico (AB) (2,33 g kg -1 de MS) foi observada na silagem de capim-braquiária adubado com 100 kg de N, sem inoculante, enquanto que, nas silagens inoculadas, os tratamentos 50N e LEG proporcionaram menores concentrações de AB em relação ao controle, sem diferirem de 100N. Silagem do tratamento 50N, não inoculada, manteve mais baixa concentração de N-NH 3 em relação aos demais. O maior valor de nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA) foi observado em silagens do tratamento 100N, quando inoculada. O uso de inoculante aumentou os valores da proteína verdadeira de rápida degradação (B1) nas silagens 50N, 100N e LEG. Maior valor da proteína indigestível (C), foi observado em silagem 0N inoculada, relativamente a não inoculada. Ensaio 2019 - O uso de inoculante reduziu a população de mofo nas silagens. Maior concentração de PB (72,0 g kg de MS) e mais baixa concentração de NIDA foi observada em silagens produzidas com o capim-braquiária adubado com 100 kg de N (100N). As silagens inoculadas apresentaram maior concentração de PB e mais baixa de NIDA. Maiores valores da fração A foram observados nas silagens com manejos 100N e LEG. Silagensinoculadas apresentaram maiores concentrações da fração B1 e menores concentrações da fração C. O inoculante aumentou a fração da proteína verdadeira de degradação intermediária (B2) na silagem de capim-braquiária adubado com 100 kg de N e reduziu na LEG. A adubação nitrogenada e o uso de inoculante microbiano melhoraram as características fermentativas e a composição química de silagens de capim-braquiária. Palavras-chave: Calopogonium mucunoides. Degradabilidade in situ. Frações proteicas. Perfil fermentativo. Urochloa decumbens.
Two trials were carried out to evaluate the nutritive value and fermentative profile of signal grass silages (Urochloa decumbens Stapf cv. Basilisk), fertilized with nitrogen or intercropped with calopogonium (Calopogonium mucunoides), with or without the use of microbial inoculant. The experiment was carried out at the Unit of Teaching Research and Extension in Forragiculture (UEPE-Forragicultura) of the Department of Animal Science at the Universidade Federal de Viçosa-UFV, Campus of Viçosa. The experiment was carried out in a 4 × 2 factorial scheme, with signal grass managed without N application (control, 0N), fertilized with 50 kg/ha of N (50N), fertilized with 100 kg/ha of N (100N) , and in a consortium with calopogonium (LEG), with inoculant (CI) and without inoculant (SI), in a randomized block design, with two replications of area and two replications of treatment per block. Assay 2018 - The inoculant reduced the concentration of acetic acid (AA) in the 100N treatment silages (20.1 g kg-1 of DM to 12.8 g kg-1 of DM). The lowest concentration of butyric acid (AB) (2.33 g kg-1 DM) was observed in signal grass silage fertilized with 100 kg of N, without inoculant, while in inoculated silages, treatments 50N and LEG provided lower concentrations of AB in relation to the control, without differing from 100N. Silage from the 50N treatment, uninoculated, maintained a lower concentration of N-NH3 in relation to the others. The highest value of acid detergent insoluble nitrogen (ADIN) was observed in silages treated with 100N, when inoculated. The use of inoculant increased the values of fast- degrading true protein (B1) in 50N, 100N and LEG silages. Higher indigestible protein (C) value was observed in inoculated 0N silage, compared to non-inoculated. Assay 2019 - The use of inoculant reduced the mold population in silages. Higher concentration of CP (72.0 g kg of DM) and lower concentration of ADIN was observed in silages produced with signal grass fertilized with 100 kg of N (100N). The inoculated silages had the highest concentration of CP and the lowest concentration of ADIN. Higher values of fraction A were observed in silages with 100N and LEG managements. Inoculated silages showed higher concentrations of fraction B1 and lower concentrations of fraction C. The inoculant increased the fraction of true proteinof intermediate degradation (B2) in signal grass silage fertilized with 100 kg of N and reduced the LEG. Nitrogen fertilization and the use of microbial inoculant improved the fermentative characteristics and the chemical composition of signal grass silages. Keywords: Calopogonium mucunoides. In situ degradability. Protein fractions. Fermentation profile. Urochloa decumbens.

Capim-braquiária - Silagem, Calopogonium mucunoides, Biodegradação, Nitrogênio - Fixação

SILVEIRA, Tâmara Chagas. Silagem de capim-braquiária consorciado com calopogônio ou adubado com nitrogênio, com inoculante microbiano. 2022. 52 f. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.