Uma comparação entre os protocolos de roteamentos MR-LQSR e AODV

2014-01-20

Este trabalho descreve uma comparação entre o protocolo de roteamento, com e sem a utilização de rádio cognitivo, MR-LQSR (Multi-Radio Link-Quality Source Routing), indicado para redes de rádio cognitivo e o protocolo de roteamento AODV (Ad Hoc On- Demand Distance Vector), utilizado em redes sem fio padrão IEEE 802.11. A comparação foi feita através de simulações, em diferentes cenários, verificando o quão melhor um protocolo é em relação ao outro. A comparação foi feita utilizando o simulador CRCN (Congnitive Radio Congnitive Network) que é baseado no NS-2 (Network Simulator 2). Os cenários foram especificados baseando-se em situações reais da Universidade Federal de Viçosa. Os resultados mostraram a superioridade do protocolo MR-LQSR em relação ao AODV, para os cenários estudados, principalmente quando a rede possui um maior número de nós.
This work describes a comparison between the routing protocol MR-LQSR (Multi- Radio Link-Quality Source Routing), indicated for cognitive radio networks, and the routing protocol AODV (Ad Hoc On-Demand Distance Vector), used in wireless networks IEEE 802.11 standard. The comparison was done through simulations in different scenarios, checking how much better one protocol is in regard to the other. The comparison was made using the simulator CRCN (Congnitive Congnitive Radio Network) which is based on NS-2 (Network Simulator 2). The scenarios were specified based on real situations observed in the Federal University of Viçosa. The results show the superiority of the protocol MR-LQSR with respect to AODV for the investigated scenarios, especially when the network has a greater number of nodes.

Roteadores (Rede de Computador), Rádio cognitivo, MR-LQSR, AODV, Routers (Network Computer), Cognitive radio, MR-LQSR, AODV

RAMALHO, Vitor Gomes. A comparison between routing protocols MR-LQSR e AODV. 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.