Incubação de empreendimentos populares: apropriando metodologias de intervenção às contingências dos processos

Extensio: Revista Eletrônica de Extensão

As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP) vêm se configurando como importante experiência de combate à pobreza e ao desemprego por meio das ações das universidades. Na maior parte dessas experiências de incubação, nota-se que a metodologia adotada no trabalho com grupos populares acontece de forma sequencial, basicamente em três etapas: pré-incubação, incubação e desincubação. Este artigo aborda uma experiência de incubação realizada pela ITCP/UFV junto a um projeto de assentamento de reforma agrária em Minas Gerais e tem o objetivo de descrever e analisar o processo de intervenção e as implicações da inversão da metodologia para o processo de incubação. A incubação neste caso realizou-se de maneira inversa, iniciando os trabalhos pela formalização, que normalmente se dá na última etapa. A metodologia adotada neste processo diz respeito à utilização de demonstrações técnicas, oficinas e dinâmicas de grupos para capacitação dos assentados em questões jurídico- administrativas. Como resultado deste processo inverso de incubação, tem-se inicialmente a constituição de uma associação (ARCA/ZM) no assentamento “Olga Benário” e consequentemente a construção, pelos assentados, de uma estrutura organizacional adequada à realidade de organização do assentamento. Dessa forma, a constituição da associação, forjada pela necessidade local de acesso a políticas públicas, desvia-se das etapas metodológicas comumente aplicadas, mas apresenta-se como estratégia positiva para viabilização do empreendimento, diante das contingências apresentadas nos processos de desenvolvimento.
The Technological Incubators of Popular Cooperatives has been set up as an important experience of combating poverty and unemployment through the actions of universities. In most of these experiments the incubation note that the methodology at work is popular with groups of al-sequences, basically in three stages, pre-incubation, hatching and desincubação. This article discusses the recent experiment carried out by incubation of ITCP / UFV with a project of land reform settlement in Minas Gerais, and aims to describe and analyze the process of intervention and the implications of the reversal of the methodology to the process of incubation . The incubation in this case took place-ness-reverse, starting by formalizing the work, which normally occurs in the last step. The methodology adopted in this case concerns the use of demonstration techniques, dynamics of groups and workshops for training of settlers in legal and administrative issues. As a result of incubation have been initially reverse the formation of an association (ARCA / ZM) in the settlement " Olga Benário," and consequently the construction by the settlers, an organizational structure appropriate to the reality of the settlement organization. Thus the constitution of the association, forged by the need for access to local public policy deviates from the commonly applied methodological steps, but presents itself as a positive development for the venture, given the constraints presented in development processes.

Incubação, Extensão, Associativismo, Incubation, Extension, Associativity