2023-03-23

A “Cidade de 15 minutos” é uma teoria urbana recente que surgiu em meio à busca por formas mais igualitárias, sustentáveis e atuais de urbanizar, privilegiando a dimensão humana e os modos ativos de deslocamentos dentro do contexto urbano. O modelo propõe uma reconfiguração urbanística, social e ambiental para as cidades a fim de torná-las mais acessíveis, sendo possível usufruir de seis funções sociais urbanas em 15 minutos a pé ou de bicicleta, e ter acesso aos transportes públicos coletivos em 30 minutos. Apesar de se tratar de uma temática bastante relevante, o modelo vem sendo estudado e implementado em cidades com características culturais, demográficas, topográficas e socioeconômicas bastante diferentes de grande parte das cidades brasileiras, assim, põe em debate se o mesmo poderia ser aplicado nesse contexto. Portanto, com objetivo de avaliar se a teoria pode ser uma estratégia de planejamento urbano e de mobilidade para as áreas de alta declividade de cidades de médio porte da Zona da Mata mineira, a percepção ambiental se configura como instrumento importante de avaliação e apreensão da organização físico-ambiental dos espaços pelas pessoas, dando ao sujeito o papel de protagonista da experiência produzida nos processos de interação com o ambiente. A pesquisa tem abordagem qualitativa, a natureza dos objetivos é descritiva-exploratória e natureza do trabalho é o estudo de caso com projetos de casos múltiplos holísticos, a unidade única de análise sendo Viçosa e múltiplos casos as áreas de alta declividade da cidade. Para coleta de dados foi realizada a revisão bibliográfica, aplicação de questionário, entrevista semiestruturada e observação não participante. Para auxiliar na análise e interpretação dos dados obtidos nas entrevistas, o software de análise textual IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) foi utilizado. Palavras-chave: Cidade de 15 minutos. Percepção Ambiental. Planejamento Urbano. Mobilidade Ativa. Áreas de alta declividade.
15-Minute City is a recent urban theory that emerged amid the search for more egalitarian, sustainable and current ways of urbanizing, privileging the human dimension and the active modes of displacement within the urban context. The model proposes an urban, social and environmental reconfiguration for cities in order to make them more accessible, being possible to enjoy six urban social functions in 15 minutes on foot or by bike, and have access to public transport in 30 minutes. Although it is a very relevant theme, the model has been studied and implemented in cities with cultural, demographic, topographic and socioeconomic characteristics quite different from most Brazilian cities, thus, it puts into debate whether it could be applied in this context. Therefore, in order to evaluate whether the theory can be a strategy of urban planning and mobility for the areas of high slope of medium-sized cities of the Zona da Mata, environmental perception is an important instrument for evaluating and apprehension of the physical-environmental organization of spaces by people, giving the subject the role of protagonist of the experience produced in the processes of interaction with the environment. The research has a qualitative approach, the nature of the objectives is descriptive-exploratory and the nature of the work is the case study with holistic multiple case projects, the single unit of analysis being Viçosa and multiple cases the areas of high slope of the city. For data collection, a literature review, questionnaire application, semi-structured interview and non-participant observation were performed. To assist in the analysis and interpretation of the data obtained in the interviews, the textual analysis software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Keywords: 15-Minute City. Environmental Perception. Urban Planning. Active Mobility. High slope areas.

Planejamento urbano - Aspectos sociais - Viçosa (MG), Acessibilidade ao transporte local, Política de transporte urbano, Avaliação paisagística

ELEUTÉRIO, Yanka Flor Pinheiro. A percepção da população de Viçosa acerca das áreas de alta declividade, sob a perspectiva da “Cidade de 15 minutos”: um estudo de caso. 2023. 159 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.