2020-09-08

Atualmente tem sido comum o uso de aplicação noturnas de glyphosate, todavia, existem poucas informações sobre a viabilidade desse horário de aplicação. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da luz na eficiência de controle, absorção e translocação do glyphosate em Urochloa brizantha cv. Marandú, forrageira amplamente utilizada pelos produtores. Foram realizados dois estudos. No estudo de eficiência de controle, foram estudadas sete doses (0, 90, 180, 360, 720, 1.440 e 2.160 g ha -1 ) em plantas submetidas a cinco condições de luz (aplicação diurna, seguida de 24, 48 ou 72 h de escuro e noturna). No estudo de absorção e translocação avaliou o glyphosate em U. brizantha por meio de técnicas radiométricas usando 14 C. Avaliou-se seis condições de luminosidade: aplicação seguida de 24, 48 ou 72 h de escuro, 72 h de luz, 24 h de escuro + 48 h de luz e diurna e 6 tempos de avaliação aos 3, 6, 12, 24, 48 e 72 h após aplicação (HAA). No experimento de controle da planta, observou-se redução na porcentagem de injúria das plantas que permaneceram 72 h no escuro em relação ao tratamento diurno em todas as doses. Para a maior dose do herbicida (2.160 g ha -1 ) a redução foi de 41, 15 e 3% aos 7, 14 e 21 DAA, respectivamente. Observou-se também, alterações nos valores das doses que proporcionaram 50 e 80% de redução de matéria seca (GR 50 e GR 80 ) da rebrota (37 e 28% a menos em relação ao tratamento diurno, respectivamente) para as plantas que ficaram 72 h no escuro. No estudo de absorção e translocação do 14 C-glyphosate, a absorção foi maior para as plantas com menor disponibilidade de luz (48 e 21% para 72 h de escuro e 72 h de luz, às 72 HAA), todavia houve maior translocação para raízes na maior disponibilidade de luz (23 e 5% para 72 h de luz e 72 h de escuro, respectivamente). As plantas em condições de maior disponibilidade de luz absorvem menos 14 C-glyphosate, porém, translocam maior quantidade do produto absorvido. Recomenda-se, portanto, a aplicação do glyphosate em período diurno, pois a luz favoreceu a translocação e o controle da Urochloa brizantha cv. Marandú. Palavras-chave: Aplicação noturna. Controle químico. Comportamento na planta. Técnica radiométrica.
Currently it is common to use night application of glyphosate, however, there is little information about the feasibility of this application timing. The objective of this study was to evaluate the light influence on the efficiency control, absorption and translocation of glyphosate in Urochloa brizantha cv. Marandú, a forage widely used by producers. Two studies were performed. In the efficiency control was studied seven dosages of the herbicide (0, 90, 180, 360, 720, 1,440 and 2,160 g ha -1 ) in plants subjected to daytime application, followed by 24, 48 or 72 h in the dark and at night. In the absorption and translocation study was evaluated the glyphosate in U. brizantha using radiometric techniques using 14 C. Six light conditions were studied: application followed by 24, 48 or 72 h of dark, 72 h of light, 24 h of dark + 48 h of light and daytime and six evaluation times: 0, 3, 6, 12, 24, 48 and 72 h after application of 14 C-glyphosate. In the plant control experiment, there was a reduction in injury to plants that remained 72 h in the dark in relation to daytime treatment at all doses. For the highest dose of the herbicide (2,160 g ha-1) the reduction was 41, 15 and 3% at 7, 14 and 21 DAA, respectively. It was also observed changes in the GR 50 and GR 80 values of regrowth (37 and 28% less than daytime treatment) for plants that were 72 h in the dark. In the study of absorption and translocation of 14 C-glyphosate, was higher for plants with less light availability at 72 HAA (48 and 21% for 72h of darkness and 72h of light, respectively), however, there was a greater translocation of 14 C-glyphosate to roots in the greatest availability of light (23 and 5% for 72 h of light and 72 h of dark, respectively). Thus, U. brizhanta plants, under conditions of greater light availability, absorbed less 14 C-glyphosate, but, in this condition they translocated the absorbed product in greater quantity. It’s recommended to producers to apply glyphosate at daytime, once the light positively favored translocation, which is essential to the herbicide activity. Keywords: Nocturnal application. Chemical control. Plant behavior. Radiometric technique.

Solos - Movimento de herbicidas, Herbicidas

MOTA, Larissa Martins. A disponibilidade de luz influencia o comportamento do glyphosate em Urochloa brizantha cv. Marandú. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.