Potencial hidráulico em bacias hidrográficas II: identificação de seções potenciais para construção de reservatórios de água

No presente trabalho, utilizaram-se os Sistemas de Informações Geográficas para desenvolver uma metodologia a fim de identificar seções do curso de água de sub-bacias com potencial para construção de reservatórios, como também, simular um reservatório capaz de atender à demanda de abastecimento de água na cidade de Viçosa – MG, em 2030. O estudo foi desenvolvido na sub-bacia do rio Turvo Sujo, bacia do rio Doce. O modelo digital de elevação hidrologicamente consistente (MDEHC) foi obtido com dados de altimetria e hidrografia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Identificaram-se nove seções com estreitamento menor que 100 m. Na simulação do reservatório para atender a demanda de água para Viçosa, em 2030, foram realizadas visitas a campo em quatro seções, corroborando os resultados encontrados com a utilização da metodologia.
The Geografical Information Systems was used in this study in order to develop a method for the identification of sections in the watercourse of sub-basin with potential for reservoir construction, and to simulate a reservoir able to meet water supply needed for the city of Viçosa, Minas Gerais state, in the year 2030. The study was carried out in the sub-basin of Turvo river, of Doce river basin. The hydrologically consistent digital model (MDEHC) was developed by altimetry data and hydrography obtained from Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nine sections with less than 100m narrowing were identified. The results from field visit to four sections validated the current simulation methodology for reservoir that could meet water demand of Viçosa in 2030.

Usos múltiplos de água, Barragem, Abastecimento de água