Modelagem do crescimento do pimentão em diferentes regimes hídricos

2023-05-05

Os modelos computacionais têm se tornado ferramentas agregadoras ao processo de gestão agrícola, uma vez que fornecem a previsão de safras. Existem diversos softwares que são utilizados na elaboração de modelos agrícolas. O software STELLA pode ser utilizado para a modelagem agrícola. Este apresenta fácil aplicação e processos dinâmicos de interação entre variáveis ambientais, características da cultura e estimativa do balanço hídrico. Todavia, faz-se necessário à validação dos modelos, para que estes representem adequadamente o sistema físico. Partindo deste pressuposto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso do software STELLA na modelagem da cultura do pimentão, cultivado na Zona da Mata Mineira. Os dados de entrada referentes às variáveis climáticas foram obtidos da estação meteorológica automática localizada na área experimental. O experimento foi realizado na Universidade Federal de Viçosa, em dois ciclos, cujos dados obtidos foram divididos para calibração (1o ciclo) e validação (2o ciclo) do modelo. O primeiro ciclo ocorreu no ano de 2021 e o segundo em 2022, ambos com 98 dias após transplante (DAT). Foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso com quatro níveis de reposição hídrica com base na evapotranspiração da cultura e três repetições. Foram analisadas a produção de matéria seca e o índice de área foliar. A concordância entre os modelos experimental e computacional foi verificada pelo teste “t” e índice “d”. Os valores modelados pelo STELLA foram estatisticamente iguais aos valores mensurados e houve concordância entre as técnicas estudadas. A utilização do software STELLA na modelagem da cultura do pimentão foi útil na simulação das características biométricas da planta e na estimativa do índice de área foliar. Palavras-chave: Irrigação deficitária. Manejo de Irrigação. Modelos de simulação.
Computational models have become aggregating tools in the agricultural management process, as they provide crop forecasts. There are several software that are used in the elaboration of agricultural models. STELLA software can be used for agricultural modeling. This presents easy application and dynamic processes of interaction between environmental variables, crop characteristics and water balance estimation. However, it is necessary to validate the models, so that they adequately represent the physical system. Based on this assumption, the objective of this research was to evaluate the use of the STELLA software in the modeling of the pepper crop, cultivated in the Zona da Mata Mineira. The input data referring to the climatic variables were obtained from the automatic meteorological station located in the experimental area. The experiment was carried out at the Federal University of Viçosa, in two cycles, whose data obtained were divided for calibration (1st cycle) and validation (2nd cycle) of the model. The first cycle occurred in 2021 and the second in 2022, both with 98 days after transplantation (DAT). A randomized block design with four levels of water replacement based on crop evapotranspiration and three replications was used. Dry matter production and leaf area index were analyzed. The agreement between the experimental and computational models was verified by the “t” test and “d” index. The values modeled by STELLA were statistically equal to the measured values and there was agreement between the studied techniques. The use of STELLA software in the modeling of the pepper crop was useful in simulating the biometric characteristics of the plant and in estimating the leaf area index. Keywords: Deficit Irrigation. Irrigation Management. Simulation models.

Irrigação agrícola, Irrigação - Pimentão, Métodos de simulação

SILVA, Adelaide Cristielle Barbosa da. Modelagem do crescimento do pimentão em diferentes regimes hídricos. 2023. 66 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.