2021-04-09

As Empresas de Base Tecnológica (EBT) contribuem para o desenvolvimento econômico das nações por meio da difusão de conhecimento e inovação, sendo cruciais para o crescimento econômico e a competitividade dos países. A análise da sobrevivência destas empresas é de suma importância para apontar fatores que contribuem para a sua longevidade. Assim, este trabalho busca analisar a sobrevivência das EBT, incubadas e graduadas, vinculadas às incubadoras de empresas do estado de Minas Gerais, tendo como critério características em três níveis: empresa, incubadora e município. Para tal, foi utilizada uma amostra de 603 empresas, obtidas junto à plataforma InovaData-MG, bem como informações de registro das empresas ativas e inativas, de janeiro de 1990 a dezembro de 2019, coletadas no site da Receita Federal do Brasil. O método de Análise de Sobrevivência foi empregado para primeiro realizar uma análise descritiva das características de sobrevivência, por meio da técnica de Kaplan-Meier, e segundo avaliar a relação das variáveis explicativas com o tempo de sobrevivência, por meio do Modelo de Regressão de Cox. Os resultados indicam a existência de uma relação não linear entre a idade da firma e a sobrevivência. As empresas graduadas apresentaram uma taxa de risco de falha maior que 1, diminuindo sua probabilidade de sobrevivência, o que pode estar ligado ao fato de os empreendimentos graduados não residem mais no ambiente da incubadora e não poderem mais usufruir de todo o aparato oferecido por estas instituições. Os empreendimentos incubados ou graduados que passaram por processo de aceleração apresentam maiores taxas de sobrevivência, reforçando a importância desse processo de alavancagem dos negócios. As empresas sediadas em grandes municípios, apresentaram taxa de sobrevivência maior que as demais empresas. Os resultados indicam a existência de diferenças importantes nas taxas de risco de falha das empresas entre os diferentes setores da economia. Foi utilizado, neste estudo, um novo conjunto de dados e uma técnica estatística não usualmente empregada. Os resultados obtidos podem oferecer uma contribuição importante para a previsão da mortalidade das EBT, auxiliando, dessa forma, a formulação de políticas públicas mais direcionadas.Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico. Ambientes de inovação. Empresas de base tecnológica. Análise de Sobrevivência.
Technology-Based Companies (TBC) contribute to the economic development of nations through the dissemination of knowledge and innovation, being crucial for the economic growth and competitiveness of countries. The analysis of the survival of these companies is of paramount importance to point out factors that contribute to their longevity. Thus, this work seeks to analyze the survival of incubated and graduated TBCs, linked to business incubators in the state of Minas Gerais, having as criteria characteristic at three levels: company, incubator and municipality. For this purpose, a sample of 603 companies was used, obtained from the InovaData-MG platform, as well as registration information of both dead and alive companies, from January 1990 to December 2019, collected on the website of the Receita Federal do Brasil. The Survival Analysis method was used to firstly perform a descriptive analysis of survival characteristics, using the Kaplan-Meier technique, and secondly to assess the relationship of explanatory variables with survival time, using the Cox Regression Model The results indicate the existence of a non-linear relationship between the firm's age and survival. Graduated companies had a risk of failure rate greater than 1, decreasing their probability of survival, which may be linked to the fact that graduated enterprises no longer reside in the incubator environment and can no longer take advantage of all the apparatus offered by these institutions. Incubated or graduated enterprises that went through an acceleration process have higher survival rates, reinforcing the importance of this process of business leverage. Companies headquartered in large cities had a higher survival rate than other companies. The results indicate the existence of important differences in the companies' risk of failure rates between the different sectors of the economy. In this study, a new set of data and a statistical technique not usually used were used. The results obtained can make an important contribution to predicting TBC mortality, thus helping to formulate more targeted public policies. Keywords: Economic Development. Innovation environments. Technology Based Companies. Survival Analysis.

Desenvolvimento econômico, Inovações tecnológicas, Empresas - Inovações tecnológicas, Análise de sobrevivência (Biometria)

OLIVEIRA, Mariana Aparecida de. Análise da sobrevivência das empresas de base tecnológica vinculadas às incubadoras de empresas mineiras. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.