2023-05-22

No âmbito organizacional a Transformação Digital (TD) pode ser vista como um processo em que as organizações utilizam a tecnologia permitindo que elas alcancem seus objetivos com resultados mais satisfatórios. A importância da TD nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) é que esse fenômeno pode promover melhorias significativas para o desenvolvimento das atividades de ensino. Estudos sobre essa temática estão cada vez mais em evidência, com especial ênfase no contexto da pandemia da Covid-19 que fez com que as atividades acadêmicas presenciais fossem suspensas. Na ocasião, devido às incertezas quanto ao retorno presencial, foi adotado um método de ensino denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE), viabilizado por ferramentas digitais. Logo, o objetivo desse estudo foi identificar as principais práticas associadas ao ensino remoto na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP), no contexto da pandemia da Covid-19, sob a ótica da Aprendizagem Organizacional (AO) e do desenvolvimento de competências. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizado uma triangulação de métodos composta por pesquisas documentais e entrevistas semiestruturadas realizadas com os Diretores e Coordenadores de Curso de Graduação da UFV-CRP, pautando-se em categorias preestabelecidas, já a análise das informações foi direcionada por intermédio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontaram que no caso estudado, as ferramentas digitais foram fundamentais e indispensáveis para o desenvolvimento das atividades de ensino. Sobre as estratégias adotadas, foi evidenciado que a UFV-CRP propôs diversas ações com o intuito de dar continuidade às aulas. Com relação a AO e o desenvolvimento de competências, foi verificado que, em nível individual, os docentes adquiriram a habilidade de trabalhar com as ferramentas digitais, já em nível organizacional, a instituição aprendeu o quão importante é o uso dessas ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, investir em infraestrutura e capacitar os docentes são medidas essenciais que podem ser adotadas visando o aperfeiçoamento das atividades de ensino realizadas por intermédio das tecnologias. Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional. Desenvolvimento de Competências. Ensino Remoto.
In the organizational scope, Digital Transformation (TD) can be seen as a process in which organizations use technology allowing them to achieve their goals with more satisfactory results. The importance of TD in Federal Institutions of Higher Education (IFES) is that this phenomenon can promote significant improvements in the development of teaching activities. Studies on this topic are increasingly in evidence, with special emphasis in the context of the Covid-19 pandemic which caused face-to-face academic activities to be suspended. On that occasion, due to uncertainties regarding the face-to-face return, a teaching method called Emergency Remote Teaching (ERE) was adopted, made possible by digital tools. Therefore, the objective of this study was to identify the main practices associated with remote teaching at the Federal University of Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP), in the context of the Covid-19 pandemic, from the perspective of Organizational Learning (AO) and the skills development. As for the methodological procedures, a triangulation of methods was carried out, consisting of documentary research and semi-structured interviews carried out with the Directors and Coordinators of the UFV-CRP Graduation Course, based on pre-established categories, since the analysis of the information was directed through the content analysis. The results showed that in the case studied, digital tools were fundamental and indispensable for the development of teaching activities. About the adopted strategies, it was evidenced that the UFV-CRP proposed several actions with the intention of giving continuity to the classes. With regard to AO and competence development, it was verified that, at an individual level, professors acquired the ability to work with digital tools, while at an organizational level, the institution learned how important the use of these tools is for the learning process. teaching and learning. Therefore, investing in infrastructure and training teachers are essential measures that can be adopted targeting the improve teaching activities carried out through technology. Keywords: Organizational Learning. Competences Development. Remote Teaching.

Aprendizagem Organizacional, Desenvolvimento de Competências, Ensino Remoto

SANTANA, Diego Resende de. Ensino Remoto durante a Pandemia de COVID-19: uma análise sob a perspectiva da aprendizagem organizacional e do desenvolvimento de competências. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2023.