Sorção e persistência do 2,4-D em horizontes de um Argissolo Vermelho-Amarelo

2020-10-23

A recente liberação de cultivares de soja, algodão e milho resistentes ao 2,4-D no Brasil, auxiliará no manejo de plantas daninhas, resultando no aumento expressivo do uso desse herbicida em um curto espaço de tempo. Apesar do 2,4-D ser recomendado para aplicações em pós-emergência das plantas daninhas, parte de suas moléculas vão atingir o solo. Estas podem ficar retidas nos coloides do solo ou disponíveis na solução para serem absorvidas pelas plantas, degradadas ou lixiviadas a camadas mais profundas do perfil. A maioria dos resultados de pesquisa disponíveis na literatura as quais envolvem o comportamento do 2,4-D no solo foram obtidos utilizando amostras de solo coletadas nas camadas superficiais do perfil. Tendo em vista que o 2,4-D será aplicado em extensas áreas agrícolas em solos com diferentes atributos e que as características químicas e físicas dos solos são diferentes ao longo do perfil é importante conhecer a dinâmica do 2,4-D nessas condições. Essas informações auxiliarão nas recomendações seguras desse herbicida, visando redução dos riscos ambientais. Nesta pesquisa, utilizando de métodos biológicos e cromatográficos, foi estudada a dinâmica do 2,4- D no perfil de um Argissolo Vermelho-Amarelo. Para isso, foram coletadas amostras dos horizontes A B e C do solo. Amostras dos horizontes também foram misturadas {AB (1/4 A + ¾ B) e ABC (1/3 de cada horizonte)}. A disponibilidade do 2,4-D na solução das diferentes amostras de solo foi avaliada por meio biológico utilizando Cucumis sativus como espécie indicadora e por cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE). A meia-vida do 2,4-D foi determinada nos materiais de solo com o herbicida por meio da coleta aos de 0, 1, 2, 4, 8, 12, 16, 24, 32 e 48 dias após aplicação. Constatou-se valores diferenciados da sorção e da meia- vida do 2,4-D em amostras dos diferentes horizontes. Conclui-se que a disponibilidade do 2,4- D na solução do solo e a sua persistência são maiores nos horizontes subsuperficiais do Argissolo Vermelho-Amarelo. Isto indica maior risco de contaminação ambiental quando aplicado em solos que têm baixa capacidade de retê-lo na camada superficial; pois nos horizontes mais profundos o 2,4-D é mais persistente e menos retido pelos coloides do solo. Palavras-chave: Herbicida. Ácido 2,4 diclorofenoxiacético. Perfil do solo.
The recent release of 2,4-D-resistant soy, cotton and corn cultivars in Brazil will result in a significant increase in the use of this herbicide in a short period of time. Although 2,4-D is recommended for post-emergence weed applications, part of its molecules will reach the soil. These molecules can be retained in the soil colloids or be available in the solution to be absorbed by the plants, degraded or leached to deeper layers of the profile. The results from most of the researches results available in the literature which involve the behavior of 2,4-D in the soil were obtained using soil samples collected in the superficial layers of the profile. Considering that 2,4-D will be applied large agricultural areas in soils with different attributes and that the chemical and physical characteristics of the soils are different throughout the profile, it is important to know the dynamics of 2,4-D in these conditions. This information will assist in the safe recommendations of this herbicide, aiming to reduce environmental risks. In this research, the dynamics of 2,4-D in the profile of a Red-Yellow Argisol were studied using biological and chromatographic methods). For this reason, soil samples were collected in horizons A B and C. Samples from horizons were also mixed (AB (1/4 A + 3/4B) and ABC (1/3 of each horizon)}. The availability of 2,4-D in the solution of the different soil samples was evaluated by biological means using Cucumis sativus as an indicator species and by high performance liquid chromatography (HPLC). Different values of sorption and half-life of 2,4- D were found in samples from different horizons. It is concluded that the availability of 2,4-D in the soil solution and its persistence are greater in the subsurface horizons of the Red-Yellow Argisol. Which indicates a greater risk of environmental contamination when applied to soils that have a low capacity to retain it in the surface layer; because in the deeper horizons, 2,4-D is more persistent and less retained by soil colloids. Keywords: Herbicide. 2,4-Dicholrophenoxyacetic acid. Soil profile.

Herbicidas, Solos - Movimento dos herbicidas, Solos - Lixiviação, Impacto ambiental

SILVA, Elisa Maria Gomes da. Sorção e persistência do 2,4-D em horizontes de um Argissolo Vermelho-Amarelo. 2020. 59 f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.