Cidadania em Vermelho e Branco: O Bloco e suas experiências em diálogo com a Cultura Popular (2006 – 2021)

2022-03-24

Este trabalho teve como objetivo refletir sobre as dinâmicas culturais do grupo percussivo O BLOCO. Discorremos sobre os diálogos com as culturas populares do Maracatu de baque virado e o Congado em Viçosa, Minas Gerais e outros territórios. A partir de sua fundação, desnudamos elementos sensíveis ao grupo, seus integrantes e parcerias estabelecidas em rede cultural. Trabalhamos aspectos das concepções artísticas e políticas de jovens universitários que reproduzem os ritmos percussivos brasileiros. Apresentamos desafios e possibilidades de se fazer da cultura ferramenta de construção de cidadania, respeito à diversidade e autonomia. Como recurso metodológico, trabalhamos com a oralidade, a pesquisa-ação, revisão bibliográfica e análise documental. Palavras-chave: Cultura Popular. Cidadania. Territórios.
This work aimed to reflect on the cultural dynamics of the percussive group O BLOCO. We discuss the dialogues with the popular cultures of Maracatu de baque virado and Congado in Viçosa, Minas Gerais and other territories. Since its foundation, we have exposed sensitive elements to the group, its members and partnerships established in a cultural network. We work on aspects of the artistic and political conceptions of young university students that reproduce Brazilian percussive rhythms. We present challenges and possibilities for making culture a tool for building citizenship, respect for diversity and autonomy. As a methodological resource, we work with orality, action research, literature review and document analysis. Keywords: Popular Culture. Citizenship. Territories.

Cultura popular - Viçosa (MG) - 2006-2021, Territorialidade humana, Cidadania, Congadas, Maracatu, Percussão (Música)

PAULA, Murilo Bandeira de. Cidadania em vermelho e branco: o bloco e suas experiências em diálogo com a cultura popular (2006 – 2021). 2022. 187 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.