2021-03-18

A pecuária bovina é a principal atividade econômica no Nordeste do estado de Mato Grosso, com um rebanho de 5,02 milhões de cabeças, representando 15,79% da produção bovina do estado. Esta atividade tem grande importância para a região, pois gera renda e empregos diretos e indiretos. O ataque de pragas em pastagens é um dos principais limitantes da pecuária. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar as principais espécies de pragas e os fatores determinantes de pragas em pastagens no município de Santa Terezinha, região Nordeste de Mato Grosso. As amostragens das pragas foram feitas mensalmente de abril de 2019 a fevereiro de 2020, em quatro propriedades. As informações sobre as características das áreas de estudo e as práticas de manejo adotadas pelo produtor foram coletadas através de visitas a cada propriedade. Os dados de densidades de cigarrinhas-das-pastagens foram analisados usando modelos lineares generalizados mistos, para avaliação de quais fatores (variedade da pastagem, temperatura e precipitação pluviométrica) contribuem para a abundância dessas pragas. Em caso de significância, comparações múltiplas entre os níveis desse fator foram realizadas pelo teste de Tukey. Verificou-se que os produtores da região não utilizam práticas de melhoria e conservação do solo, nem rotação adequada e manejo dos animais por fase de formação e nem o cálculo de unidade animal por hectare baseado no tipo de forrageira estabelecida. Foram encontradas três espécies de cigarrinhas: Deois flavopicta, Deois incompleta e Mahanarva spp. (Hemiptera: Cercopidae), sendo D. flavopicta a espécie mais abundante (92,60%). As maiores densidades ocorreram no período chuvoso e tiveram relação positiva com a precipitação pluviométrica. A maior predominância de D. flavopicta e D. incompleta foi em B. humidicola. O ataque das cigarrinhas-das-pastagens pode propiciar o avanço da degradação das pastagens, cujo primeiro indício é a queda de vigor e da produtividade. Portanto, para que os pecuaristas tenham melhor eficiência em suas pastagens e menor risco de degradação dos pastos, são recomendadas práticas de manejo, como: diversificação das pastagens; divisão das áreas e o pastejo rotacionado, respeitadas às alturas recomendadas; adubação e correção do solo; controle de plantas invasoras; e monitoramento das pragas, especialmente das cigarrinhas-das-pastagens. Palavras-chave: Cercopidae. Deois flavopicta. Manejo Integrado de Pragas. Pecuária.
Livestock is the major economic activity developed in the Northeastern Mato Grosso State (MT), with a herd of 5.02 million heads, representing 15.79% of the cattle production of the State. This activity is of great importance for the region, as it generates direct and indirect income and jobs. Pest atakcs in pastures is one of the main obstacles of this production. Therefore, the objective of this work was to identify the main species of pests and their key factors in pastures in the municipality of Santa Terezinha, northeastern Mato Grosso State. Pests were sampled monthly from April 2019 to February 2020, in four farms. Information about the characteristics of the study areas and the management practices adopted by the farmer were collected through visits to the farms. The data on leafhopper densities were analyzed using mixed generalized linear models to assess which factors (pasture variety, temperature and rainfall) contribute to the abundance of these pests. In case of significance, multiple comparisons between the levels of this factor were performed using the test of Tukey. It was found that the local farmers do not use soil improvement and conservation practices nor adequate rotation and management of animals per training phase nether the calculation of animal unit per hectare based on the type of the established forage. Three species of leafhoppers were found: Deois flavopicta, Deois incompleta and Mahanarva spp. (Hemiptera: Cercopidae), in which D. flavopicta is the most abundant species (92.60%). The highest densities occurred in the rainy season and had a positive relationship with rainfall. The highest predominance of D. flavopicta and D. incompleta was in B. humidicola. The attack of leafhopper may cause the increase in pasture degradation, whose first indication is a fall in the vigor and productivity. Therefore, in order to improve the efficiency in pastures and less risk of degradation of pastures, the following management practices are recomended: pasture diversification; division of areas and rotated grazing, respecting the recommended heights; fertilization and soil correction; control of invasive plants; and monitoring of pests, especially leafhoppers. Keywords: Cercopidae. Deois flavopicta. Integrated pest management. Livestock.

Cercopidae, Deois flavopicta, Pragas - Controle integrado

SANTOS, Rosinei Aparecida. Diagnóstico e fatores determinantes de pragas em pastagens no município de Santa Terezinha, Mato Grosso. 2021. 32 f. Dissertação (Mestrado em Defesa Sanitária Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.