1999-08-12

Os objetivos deste trabalho foram avaliar o crescimento da alface, da cebolinha e da salsa em hidroponia e monitorar a concentração de nutrientes na solução nutritiva e nas folhas, a condutividade elétrica, o pH da solução e o consumo de água influenciados por CaCO3 e pela correção de pH. Em alface, foram avaliados, também, dois tipos de colheita. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na cidade de Viçosa-MG, e em vasos contendo oito litros de solução nutritiva aerada. Os tratamentos testados foram: ausência e presença de CaCO3 (0,5g/L), combinados com ausência e presença da correção de pH da solução nutritiva e dois tipos de colheita da planta (apenas para a alface). Para reposição da solução nutritiva, usou-se solução diluída em 50%. Foram feitas coletas semanais de solução nutritiva e de folhas das três espécies para análise dos teores de macro e micronutrientes. Semanalmente, avaliaram-se o peso de matéria fresca, seca, e o número de folhas colhidas; de dois em dois dias, o consumo de água, pelas plantas, e a eficiência de uso desta; O pH e a condutividade elétrica da solução; e, na colheita final, avaliou-se o peso de matéria fresca e seca de folhas, caule e raiz. O consumo de água foi maior para a alface e cebolinha sem a adição de CaCO3. No cultivo das três espécies, o CaCO3, foi eficiente no tamponamento do pH da solução nutritiva, mantendo-o em valores próximos a 6,0. A produção de matéria fresca e seca de alface e cebolinha, na presença de CaCO3, foi equivalente ao tratamento com correção de pH. Entretanto, o CaCO3 aumentou o crescimento da salsa. A condutividade elétrica da solução nutritiva aumentou durante o cultivo da salsa e da cebolinha, em todos os tratamentos. Na alface, a condutividade elétrica aumentou, inicialmente, estabilizando-se posteriormente. Porém, em nenhuma das espécies alcançou valores inadequados. Os teores foliares de N-orgânico, P, Mg e Zn, nas três culturas, mantiveram-se mais baixos na presença de CaCO3 que na sua ausência, ocorrendo o inverso para o Ca, sem, entretanto, alterar o crescimento.
The aim of this work was to evaluate the grown of lettuce, welsh onion and sharp sauce in hidroponic systems and monitor the nutrients concentration in the nutritive solution and in the leaves, the electric condutivity, the pH of the solution and the water use influenced for CaCO3 and for the correction of pH. In lettuce two kinds of harvest were evaluated. The experiment was carried out in a greenhouse in Vicosa-MG, in pots with eight litres of aerate nutritive solution. The treatments tested: absence and presence of CaCO3 (0,5 g/L) combined with absence and presence of the correction of nutritive solution pH and kinds of harvest of the plant (only for lettuce). For the nutritive solution replacement was used a solution 50% dilute. The nutrient composition of the solution and leaves of plants were controlled weekly. Dry and wet matter weight of leaves and number of leaves harvest were taken weekly. Plants water use, water use efficiency, pH and electric condutivity were evaluate by two and two days. Dry and wet matter weight of leaves, stems and roots were evaluate at the end harvest. Water use was higher for lettuce and onion without CaCQ3. For all the species, CaCO3 was efficient on nutritive solution pH buffering, keeping it near 6,0. Dry and wet matter production of lettuce and welsh onion with CaCO3 was equivalent to treatment with pH correction. However, CaCO3 increase sharp sauce grown. The electric conductivity of the nutritive solution increase during welsh onion and sharp sauce cultivation, in all treatments. For lettuce, electric condutivity increase initially and became stabilized afterwards, but in none specie reached inadequate values. Leaves N-org, P, Mg and Zn content on three species kept lower with CaCO3 than without it, and occurred inverse for Ca, without having any influence on growth of plants.

Alface - Crescimento - Efeito do carbonato de cálcio, Salsa - Crescimento - Efeito do carbonato de cálcio, Cebolinha - Crescimento - Efeito do carbonato de cálcio, Alface - Hidroponia, Salsa - Hidroponia, Cebolinha - Hidroponia, Hortaliças - Nutrição

SILVA, Alineaurea Florentino. Crescimento e teores de nutrientes em alface, salsa e cebolinha influenciados por CaCO3 e pela correção de pH da solução hidropônica. 1999. 70 f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1999.